28/08/2017 (19:47)

Campanha no Brasil quer redeuzir 22% das embalagens no lixo

Separar e descartar corretamente os resíduos domésticos é o que deseja de todos os brasileiros, a campanha “Separe. Não Pare.” Lançada em Brasília na Casa da ONU, quer reduzir em 22% a remessa de embalagens para os aterros sanitários, até 2018. Foco principal visa o lixo doméstico separado em orgânico e reciclável , destinado aos catadores.

 

ONU Meio Ambiente e a Coalizão Embalagens, formada por 23 associações empresariais signatárias do Acordo Setorial de Embalagens em Geral, estão à frente do movimento. Propõem a "responsabilidade compartilhada" entre empresas, prefeituras e população. Essas tarefas estão bem definidas na Lei de Resíduos Sólidos. 

"O movimento representa um importante passo para a conscientização da população em relação ao resíduo pós-consumo",  afirma Victor Bicca, presidente do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE). “Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas hoje reforçamos a relevância da participação da população em contribuir com o processo da reciclagem. Vamos conscientizar de que é simples reciclar e descartar corretamente o lixo”.

 

A campanha também ressalta a importância da ação dos catadores na cadeia da

reciclagem. São responsáveis por mais de 50% do material recolhido e encaminhado

às cooperativas, em São Paulo, e têm papel fundamental na cadeia. Atualmente,

cerca de 80 mil pessoas trabalham em cooperativas e associações de catadores.

 

"Separe. Não pare."

 

O movimento começará como um projeto-piloto na cidade de São Paulo. Entre as ações que serão realizadas, estão a distribuição de panfletos informativos para a população e colaboradores das empresas participantes da coalizão, além de parceria com o SECOVI-SP (Sindicato da Habitação) para comunicação direta com os condomínios.

Para Denise Hamú, da ONU Meio Ambiente, o “Separe. Não Pare.” vai ajudar a transformar a forma como o brasileiro olha para o lixo. “Estamos muito entusiasmados com esse movimento. Acreditamos ser importante passo para um Brasil mais sustentável. Quando as pessoas reparam no lixo que geram, passam a adotar outros valores e hábitos de consumo consciente. Isso é o que muda nossos padrões de produção e consumo para outros mais sustentáveis”.

Coalizão Embalagens

A Coalizão Embalagens é resultado de um acordo setorial, assinado em 25 de novembro de 2015, que busca alternativas para ampliar a reciclagem no país. Conta a participação de produtores, importadores, usuários e comerciantes de embalagens, com apoio do CEMPRE, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Sobre o CEMPRE

O Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. Fundado em 1992, o CEMPRE é mantido por empresas privadas de diversos setores.

A organização trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados. Os programas de conscientização são dirigidos principalmente para formadores de opinião, tais como prefeitos, diretores de empresas, acadêmicos e organizações não governamentais (ONGs).

ONU Meio Ambiente

O ONU Meio Ambiente, principal autoridade global em meio ambiente, é a agência do Sistema das Nações Unidas (ONU) responsável por promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável.

No Brasil, o escritório trabalha para disseminar, entre seus parceiros e a sociedade em geral, informações sobre acordos ambientais, programas, metodologias e conhecimentos em temas ambientais relevantes da agenda global e regional e, por outro lado, para promover uma participação e contribuição mais intensa de especialistas e instituições brasileiras em fóruns, iniciativas e ações internacionais.

Entre as principais áreas de atuação no País, estão o Manejo de Ecossistemas, Mudança Climática, Substâncias Nocivas e Resíduos e Eficiência de Recursos, sendo este último guarda-chuva das ações como a campanha “Separe. Não Pare”.

 

A divulgação será feita por uma campanha digital, desenvolvida pelo Grupo TV1,

com a participação de influenciadores e o portal informativo www.separenaopare.com.br. Nele,

a população pode encontrar conteúdos como o passo a passo da separação e o descarte corretos

de diferentes tipos de embalagens; onde encontrar pontos de entrega; iniciativas

já existentes; detalhes sobre quais materiais são recicláveis ou não, entre outros.

 

 

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