17/07/2017 (19:46)

Brasileiros já viram neve no extremo sul

Canela, Gramado, Caxias do Sul e Palmeira das Missões na serra do Rio Grande do Sul, foram as primeiras localidades do Brasil a conhecer precipitações de neve. na tarde da segunda-feira (170717). "Neve granular" foi observada também na Serra Catarinense, em Urupema, São Joaquim e Irani; e, também em Palmas no oeste do Estado do Paraná.

 

Diz o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) que as temperaturas nessas regiões,  costuma sempre ser abaixo de zero e agora está entre menos 5 e 6 graus. Para os turistas a alegria vai durar´pouco. Meteorologia está informando que na quarta-feira (170719), as temperaturas devem subir.

A frente fria que alcança o sul do Brasil, é oriunda do polo Antártico e vem evoluindo ao longo dos últimos 7 dias. Geralmente antes do frio, aparece o calor inusual e em seguida os ventos e logo após, o frio. Nesta temporada a frente fria que cyhegou, vai influir no clima das regiões sudeste e centro-oeste.

A neve ocorre quando a água precipita já em estado sólido, na forma de cristais de gelo. Estes foram os primeiros registros do fenômeno desde que a frente fria passou a agir sobre a região Sul do país. O instituto prevê que as temperaturas devam cair ainda mais durante a noite de hoje, possibilitando novas ocorrências de neve, especialmente em regiões serranas.

 

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

vbVXx4