20/04/2017 (22:12)

Brasília faz festa de 3 dias para comemorar os 57 anos de fundação

Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, a cantora Elba Ramalho e artistas da região, participam da festa de 57 anos de Brasília, a capital do Brasil. Além das celebrações religiosas na Catedral, em praça pública haverá exibição de grupos de capoeira. Também foram festejados os 30 anos da cidade como Patrimônio Mundial.

 

Além do aniversário e das celebrações apoiadas pela UNESCO, foram lembrados os 10 anos do Museu Nacional. Pelos 30 anos da declaração de Brasília como Patrimônio Mundial, serão realizadfas atividades durante todo o ano de 2017

Brasília foi inscrita na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987. Valor universal para a humanidade é reconhecido por ser um marco na história do moderno urbanismo do século XX. O planejamento da cidade impressiona pela harmonia do projeto urbanístico de Lúcio Costa e as criações arquitetônicas de Oscar Niemeyer.

 

A cantora Elba Ramalho é a atração principal nesta sexta-feira, às 22 horas.

A festa começa com a apresentação de Dona Gracinha da Sanfona, que abre

o evento na Torre de TV, às 18 horas.  A banda Ciclone na Muringa, que

mistura ritmos populares, como maracatu, coco e baião à sonoridades do rock

e do reggae, sobe ao palco às 19 horas. A banda paulista convidada Dê um Rolê,

faz homenagem aos Novos Baianos, a partir das 20 horas. Pela manhã,

das 11h às 15 horas, o grupo Kilombrasília promoverá um aulão de capoeira aberto ao público.

 

No sábado (170422), a atração principal é o grupo de pagode Raça Negra, a partir das 22 horas. A festa tem início mais cedo com a apresentação do grupo Boi de Seu Teodoro às 18:20 horas. Na sequência, às 19:30 horas, o Trio Siridó anima o público com forró. A sambista Cris Pereira canta às 20:40 horas. Entre uma atração e outra, os Djs Nagô e Barata garantem o som no sábado e no domingo (170423), respectivamente.

No domingo, a programação ficará a cargo da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, que inicia às 17:30 horas o concerto especial para os 57 anos de Brasília. Os músicos estarão acompanhados de jovens participantes de projetos socioeducativos musicais.

Esplanada dos Ministérios

Além dos shows na Torre de TV, a programação do aniversário de Brasília inclui atividades na Esplanada dos Ministérios. No domingo, o violeiro Cacai Nunes toca às 19h, seguido pelo grupo de choro Fernando César e Regional, às 20h. As atrações do fim de semana se encerram às 21h, com a apresentação do violeiro Renato Teixeira, de São Paulo. As apresentações serão no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República.

A cidade recebe ainda exposição que celebra os 10 anos do Museu Nacional, com obras de expoentes da arte brasileira como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, além de artistas contemporâneos, principalmente do grafite brasiliense. A visitação vai até 4 de junho, de terça a domingo, das 9h às 18h30.

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

QiRvBF