14/03/2017 (19:44)

Bagagem continua gratuita, mas novas regras de aviação já vigoram

Foram negados os recursos da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, em defesa do pagamento de taxas para remessa de bagagens. Assim os passageiros estão liberados dessa obrigação, mas a partir de 14 de março de 2017 devem atender novas regras antes, durante e depois de cada voo. Por exemplo, a bagagem extraviada deve ser resolvida em 7 dias.

 

As novas regras da Anac valem apenas para passagens aéreas compradas a partir de 14 de março de 2017. Para quem já comprou a passagem, valem as regras estabelecidas no contrato de transporte aceito pelo passageiro na data da compra do bilhete, mesmo que o voo venha a ocorrer depois dessa data.

 

A Anac faz alerta e orienta os passageiros a buscar informações sobre

as novas regras nos canais oficiais de comunicação da agência, da

Secretaria de Aviação Civil ou ainda junto às empresas aéreas. “Publicações

divulgadas no WhatsApp que levam a logomarca da Anac ou de qualquer

empresa, instituição ou agência de viagem nem sempre são oficiais e podem conter informações erradas”.

 

Veja a lista das novas regras da Anac:

Antes do voo:

- As empresas aéreas deverão informar o valor total a ser pago pelo consumidor no anúncio da passagem, já incluídas as taxas aeroportuárias e tarifas de embarque

- O consumidor deve ser informado sobre as principais regras de alteração do contrato, o valor do reembolso, tempos de voo e conexão e regras de bagagem, como valor de excesso e franquia praticada pela empresa

- Na hora da venda da passagem, serviços e produtos adicionais não podem estar pré-selecionados, para evitar que o consumidor acabe comprando sem querer um serviço

- As empresas devem oferecer passagens com regras mais flexíveis para alterações. Pelo menos uma das opções de passagem deve garantir 95% de reembolso ao passageiro no caso de mudanças

- As multas para alteração da passagem ou reembolso não podem ultrapassar o valor pago pela passagem

 

- As empresas deverão corrigir erros na grafia

do nome do passageiro sem ônus, para evitar

problemas de embarque e cobranças indevidas

- O consumidor terá 24 horas para desistir da

compra da passagem sem ônus, no caso de passagens

compradas com mais de sete dias antes da data do voo

 

- As mudanças de horário, itinerário ou conexão no voo pela companhia devem ser avisadas com antecedência mínima de 72 horas ao passageiro. Se a alteração for superior a 30 minutos, o passageiro tem direito a desistir do voo

- As empresas devem apresentar regras mais claras sobre procedimentos e documentação para embarque

- Os passageiros devem cumprir requisitos para embarque, como documentos, vistos, vacinas, etc. e deve atender a instruções e avisos

Durante o voo:

- O passageiro deve informar a empresa aérea se carrega na bagagem bens de valor superior a cerca de R$ 5,2 mil. O objetivo é evitar conflitos em casos de extravio de bagagem e facilitar eventuais indenizações

- As empresas não poderão cancelar automaticamente o trecho de retorno quando o passageiro avisar que não fará uso do trecho de ida. Ou seja, se o passageiro perder o trecho de ida, ele pode utilizar o trecho de volta, mediante aviso à companhia aérea. A regra vale para voos domésticos

 

- Caso a empresa deixe de embarcar o passageiro, por overbooking,

por exemplo, ele deve ser indenizado em cerca de

R$ 1 mil para voos domésticos e R$ 2 mil para internacionais

 

- A Anac decidiu manter os direitos dos passageiros no caso de atrasos ou cancelamentos de voos, como comunicação, alimentação, transporte e hospedagem. Mas houve alteração na regra: a hospedagem em hotel deve ser oferecida pela empresa apenas em caso de necessidade de pernoite. Em outros casos, a acomodação pode ser feita em outros locais, como nas salas VIP dos aeroportos

Depois do voo:

- As bagagens extraviadas devem ser restituídas em até sete dias para voos domésticos. Atualmente, o prazo é de 30 dias. Para voos internacionais, o prazo permanece em 21 dias

- As despesas do passageiro em função do extravio de bagagem, como compra de roupas e itens necessários, devem ser ressarcidas, no caso de passageiros que estejam fora de seu domicílio. O passageiro deve ser indenizado em até sete dias após o registro do extravio

 

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