10/03/2017 (22:52)

Águas do rio São Francisco chegam à Paraíba custando o dobro

Vai custar mais que o dobro do valor planejado desde o início, a obra de transposição das águas do rio São Francisco. De R$ 4 bilhões já está orçado em R$ 8,2 bilhões. Na Paraíba, os municípios de Monteiro e Sertânia, foram os primeiros a receber as águas que atenderão aos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

 

O projeto foi iniciado em 2007. Prometido para 2012, chegou a causar decepção aos habitantes da região. Há pouco mais de um ano foi retomado, mas em algumas partes a obra teve de ser refeita porque já estava deteriorada.

São 700 quilômetros de canais de concreto em 2 grandes eixos (norte e leste) ao longo dos estados. Foi um dia (10 de março de 2017) histórico a entrega dos primeiros quilômetros da obra no Eixo Leste, pelo presidente Michel Temer, que prometeu entregar tudo nos próximos 18 meses. O Eixo Norte ficará pron to em dezembro.

Houve protestos de pessoas que permanmeceram do lado de fora do evento em Sertânia. Temer não citou nomes mas disse que as águas do São Francisco trarão "vida a regiões historicamente castigadas pelo flagelo da seca". O presidente ainda disse que os ministros vão trabalhar com as bancadas da Paraíba na aplicação de mais recursos para atender a demandas do Estado.

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

iSMocY