28/02/2017 (23:44)

Carnaval será nos primeiros dias de fevereiro, em 2018

Em 2018 os brasileiros e turistas terão de programar as férias mais cedo, porque o carnaval vai começar dia 9 de fevereiro, ainda durante o horário de verão. Conclusão a respeito da data antecipada é que a festa de Momo, típica brasileira, termina 40 dias antes do domingo de Ramos, exatamente 46 dias antes da Páscoa, celebração católica importante.

 

Da Quarta-feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa, os cristãos fazem a Quaresma, momento espiritual e de reflexão em que também fazem algum tipo de jejum.

A Quarta-feira de Cinzas representa, portanto, o primeiro dia da Quaresma. Como a data é flutuante, pode cair entre 4 de fevereiro e 9 de março. Já o domingo em que se celebra a ressurreição de Jesus Cristo, ou Páscoa, sempre acontece entre 22 de março e 25 de abril.

Com base em relatos bíblicos e históricos, os católicos acreditam que a

ressurreição de Cristo ocorreu em um dia de lua cheia, próximo ao

equinócio da primavera no hemisfério Norte. Por essa razão, no ano 325,

a Igreja Católica realizou o Concílio de Niceia e decidiu que a Páscoa seria

celebrada sempre no domingo subsequente ao surgimento da primeira lua

cheia após a chegada da primavera. Assim, como o feriado da Páscoa é

variável, a data do carnaval também segue essa mudança.

Quarta-feira de Cinzas não é feriado

Embora a maioria do serviços, comércio e estabelecimentos feche as portas entre sábado e parte da Quarta-feira de Cinzas, as datas não são feriados nacionais estabelecidos por lei federal.

Alguns municípios e estados possuem uma legislação própria para a questão. No Rio de Janeiro, a lei estadual 5243/2008 definiu a terça-feira de carnaval como feriado. Também existem capitais que transformaram a data em feriado municipal, como Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

GakEZB