08/09/2016 (20:07)

Educação básica e média não cumprem metas. Paralisia vem de 2011.

"O Brasil está mal e vai se distanciando das metas fixadas pelo segundo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) consecutivo, lamentavelmente". Foi o que disse o ministro da Educação, Mendonça Filho, quando anunciou os números sobre a educação brasileira. Desde 2013 não foi cumprida a meta que "está estagnada" desde 2011.

 

No ensino médio, a meta não apenas

não é alcançada desde 2013, como

está estagnada em 3,7 desde 2011.

A meta estabelecida para 2015 é de 4,3.

Meta estabelecida para 2015 foi cumprida apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a meta é cumprida desde 2005, quando o índice começou a ser calculado. Para 2015, a meta estipulada é de 5,2. A etapa alcançou 5,5. Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, a meta foi descumprida pela primeira vez em 2013. Em 2015, o índice esperado de 4,7 também não foi alcançado. A etapa registrou um Ideb de 4,5.

Em relação ao cenário brasileiro de toda a educação básica, o ministro afirmou que não se trata de um quadro que se possa celebrar. "As metas fixadas para o ensino fundamental e médio não são metas que possam ser caracterizadas como ousadas ou excesso. Todos sabem que o Brasil está distante de educação de qualidade".

O Ideb é um indicador de qualidade dos ensinos fundamental e médio. O índice avalia a qualidade do ensino no país, com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos por meio de avaliações do MEC. Desde a criação do indicador, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas a cada dois anos por escolas, prefeituras e governos estaduais.

Nos estados

Nos anos iniciais do ensino fundamental, apenas 3 estados não cumpriram em 2015 as metas previstas para as unidades federativas: Amapá, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Nos anos finais, apenas 5 estados cumpriras as metas: Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso, Ceará e Goiás.

Já no ensino médio, Amazonas e Pernambuco cumpriram a meta para a etapa consideradas as escolas públicas e privadas. Considerando apenas as escolas públicas, além dos 2 estados, Goiás e Piauí atingiram suas metas.

Ensino médio

Mendonça Filho destaca a etapa como uma das mais críticas da educação básica. Indicou que a reforma do período é uma das prioridades do Governo. Caso o projeto de lei 6480/2013 (que está em tramitação no Congresso Nacional) não seja votado ainda em 2016, o Ministro vai pedir ao presidente Michel Temer, a edição de Medida Provisória. Objetivo é fazerr mudanças na etapa, a fim de torná-la mais atraente para os jovens, incluindo a maior aproximação com o ensino técnico e a flexibilização do currículo.

 

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