08/08/2016 (13:28)

Tecnologia HDR na televisão está chegando e é mais realista

Sentimento visual mais próximo da realidade é o que prevê a União Internacional de Telecomunicações (UIT) ao anunciar o sistema High Dynamic Range (HDR). Nova tecnologia vai oferecer mais riqueza dos detalhes, quando se observa pessoas ou objetos em ambientes com deficiência de luz. Novo padrão foi desenvolvido por técnicos do rádio e televisão.

 

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) anunciou, no início de julho (5), um novo padrão mundial para sistema High Dynamic Range (HDR) de TV, que proporcionará uma experiência visual mais realista em função da alta fidelidade de cor. A norma deve ser utilizada em aparelhos de alta e ultradefinição (HD, 4K ou 8K).

“A televisão com High Dynamic Range trará uma nova experiência visual para os telespectadores em todo o mundo. A programação de TV será reforçada com imagens que adicionam brilho ao entretenimento e realismo à cobertura jornalística”. É a explicação do secretário-geral da UIT, Houlin Zhao.

Avanços da tecnologia

Segundo a UIT, a nova recomendação BT.2100 complementa o padrão aprovado em 2015 e permitirá que cenas de interior e mal iluminadas ganhem mais riqueza de detalhes. Além disso, a recomendação estabelece duas opções para o funcionamento do sistema HDR – Perceptual Quantization (PQ) e Hybrid Log-Gamma (HLG) -, ambas especificações com capacidade de suportar altas variações de contraste e brilho, permitindo que os produtores escolham entre os níveis de detalhe ou resolução HDTV (1.920 x 1.080), 4K (3.840 x 2.160) e 8K (7.680 x 4.320).

 

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

YmquX7