Deserto já está presente em 9 estados do nordeste do Brasil
Aquecimento global, miséria para 100 milhões. Região da caatinga em risco, tem pequenos desertos.
21-12-2015 23:53:33 (1352 acessos)
No Rio Grande do Sul, norte do Paraná, em 9 estados do nordeste do Brasil, Minas Gerais e Espírito Santo, o nome "deserto" não é simples palavra do dicionário. Está marcando presença em todos os ambientes mais explorados pela agricultura e pecuária, predatórias do solo. Por isso há um projeto modelo em Sergipe para reverter o quadro de degradação.

Ações de conscientização, educação e capacitação das pessoas para reforçar o vínculo entre a degradação da terra e as consequências diretas para o homem. Esse é o propósito do projeto Manejo de uso sustentável de terras do semiárido do Nordeste brasileiro. Vai atuar in icialmente na caatinga do Sergipe, muito explorada para a produção de pasto destinado à pecuária. Isto "traz pobreza, não leva ao desenvolvimento, pois induz o solo à desertificação”. diz Francisco Campello, diretor do departamento de combate à desertificação do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Atuação dostécnicos vai atuar em 7 municípios de Sergipe e, depois, se espera tenha os resultados replicados para todo o semiárido brasileiro, que engloba os 9 estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo. Somando-se às obras físicas, o projeto contempla ações de conscientização, educação e capacitação das pessoas para reforçar o vínculo entre a degradação da terra e as consequências diretas para o homem. Sergipe tem mais de 72% das terras em procedsso de desertificação.

 

 

Fonte:
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

TJqzj