Paraty, Cidade Histórica e Destino de Turismo no Rio de Janeiro
Paraty Cidade Histórica
30-12-2019 20:59:28 (2016 acessos)
Histórica, a cidade de Paraty atesta os primeiros passos de colonizadores portugueses que chegaram ao Brasil. Como destino de turismo é importante.

Preservada a muito custo, por causa das dificuldades culturais e falta de incentivo ao desenvolvimento de turismo, Paraty até ensaia protestos para ser anexada a São Paulo. Porém essa estratégia não resulta positiva, em função de interesses políticos e institucionais.

 

Local com quase 37 mil habitantes, teve o nome inserido pela primeira vez já em 1667. Mas o efetivo interesse comercial e turístico se iniciou na década de 50. Passou a ser mais visitada quando foi inaugurado o asfalto da BR-101, a histórica rodovia Rio-Santos; mas isso já em 1970.

 

 

No Início do Século XX libaneses de familias como Salomão, Tabet, Assad, Harb, Capaz, Elias, Afifi, Gibraiu Klink, se estabeleceram na Região comprando terras. Na década de 1950 foi aberta a estrada ligando Paraty à Cunha, que também contribuiu para ampliar a visitação.


Em 1940 a população era de aproximadamente 3.570 habitantes. Mas 20 anos depois já era de 12.085, um aumento de 238,2%. O fornecimento de energia elétrica até meados da década de 1970 era feito por dois grupos geradores com um total de 170 HP, sendo 88% dos 350 consumidores residentes no centro histórico.

Devido ao tombamento da cidade por motivos culturais e da mata em volta, por motivos ecológicos, Paraty está limitada para se expandir. O turismo parece ser a vocação definitiva, podendo talvez ser complementado por outras atividades do setor terciário, como por exemplo a prestação de serviços na área náutica, centro de convenções, eventos culturais, etc.

 

 

Fonte:
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

eKHg9