Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia plano para o Parque Olímpico

22-07-2021 20:25:05 (924 acessos)
Está anunciado um plano para dar destino construtivo ao Parque Olímpico na Barra da Tijuca, aquele construído para os Jogos de 2016 no Rio de Janeiro. Acervo em estado de abandono quando se trata de alguns equipamentos como o Parque dos Atletas, precisa de preservação quanto antes. Tudo o que se fizer é atrasado, por isso que chega em boa hora a informação, se concretamente for executado o projeto da Prefeitura.

 


Prefeito Eduardo Paes apresentou (210722) o plano para preservação e boa dfestinação do Parque Olímpico. Sabe que os brasileiros continuarão cobrando soluções. 

A Arena do Futuro será desmontada e o material será usado para a construção de quatro escolas nos bairros de Rio das Pedras, Bangu, Campo Grande e Santa Cruz, na zona oeste.

O Centro Aquático também será desmontado. A desmontagem das estruturas existentes e a construção das novas escolas serão feitas por meio de uma licitação no valor de R$ 78 milhões com prazo de 18 meses para conclusão. Com a desmontagem do Centro Aquático, a piscina olímpica será instalada ao lado da futura pista de atletismo que também faz parte do legado.

Administração municipal deve assinar o contrato com a empresa vencedora da licitação em agosto e, em setembro devem ser iniciasdas as obras de desmontagem e de construção das novas escolas. A previsão é que as novas escolas municipais sejam inauguradas para o ano letivo de 2023.

Prefeito também afirmou que será vendido o material das estruturas desmontadas que não for utilizado para as novas escolas.

Destino das Arenas

A Arena Carioca 3 vai virar um ginásio experimental olímpico que será uma escola do ensino fundamental vocacionada para o esporte para 850 alunos em tempo integral, com 24 salas de aula e uma série de atividades esportivas.

As Arenas 1 e 2 e o Centro de Tênis serão concedidos à iniciativa privada para um prazo de 15 anos com investimentos previstos de R$ 25 milhões.

Já o Velódromo vai abrigar as atividades esportivas gratuitas que hoje são desenvolvidas na Arena 3. 

 

Informações sobre a estrutura

desportiva relacionada ao

Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

O COB é o responsável pela administração do Parque Aquático Maria Lenk desde 2008, onde funciona o Centro de Treinamento Time Brasil. O local está em pleno funcionamento atende regularmente a diversas modalidades olímpicas.

A estrutura conta com sala de força e condicionamento, sala de esportes de combate, piscina olímpica, piscina de saltos e um laboratório de ciências do esporte.

Além disso, o COB também administra o CT de ginástica artística, localizado na área de aquecimento da Jeunesse Arena.

O Parque Olímpico da Barra é administrado pela prefeitura do Rio de Janeiro e pela Secretaria Especial de Esporte Governo Federal.

https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/centro-de-treinamento

 

Informações sobre o Parque 

Olímpico da Barra da Tijuca 

administrado pela Prefeitura

 

Parque Olímpico da Barra da Tijuca

 

A gestão do Parque Olímpico não é exclusiva da Prefeitura. 

A responsabilidade da Administração Pública Municipal não engloba todos os equipamentos construídos para a Olímpiada 2016. 

No chamado Parque Olímpico, cabe à Seturleo apenas a Via Olímpica e a Arena Carioca 3.

Quatro outras arenas pertentem ao Governo Federal (Arenas 1 e 2, velódromo e arena do tênis), uma ao COB (Parque Aquático Maria Lenk), e outra está sob gestão GL Events (Jeunesse Arena).

 

 

Arena Carioca 3

Neste equipamento a Seturleo disponibiliza gratuitamente academia de musculação, ginástica coletiva, capoeira, judô e tênis de mesa.  Aulas de futsal, badminton, skate e ginástica estão em tratativas com as respectivas federações para o início ou retorno das aulas.

A equipe de ginástica do Fluminense, inclusive, utiliza o espaço para treinamento.

 

Parque Olímpico

Milhares pessoas utilizam semanalmente a Via Olímpica, que possui 5 praças com equipamentos esportivos, como academia ao ar livre, mesas de jogos, pista de skate e parque infantis. É local ideal para prática de skate, ciclismo, caminhadas, corridas, e bons passeios com a família.  

Rondas da Guarda Municipal são  feitas regularmente. 

O Parque fica aberto de terça a domingo,

das 7 horas às 22 horas.

Segunda- feira fica fechado para manutenção.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: COB, Prefeitura do Rio de Janeiro e Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

fQegn