Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Mutirão de limpeza movimenta moradores no Rio de Janeiro

04-06-2021 22:47:15 (599 acessos)
Desde as 8 horas da manhã deste sábado (210605) moradores do Rio de Janeiro e turistas, poderão participar de um mutirão de limpeza. "Dar uma geral na cidade" é o propósito, mas principalmente disseminar educação ambiental. A propósito do Dia Mundial do Meio Ambiente o evento chama atenção para os níveis de poluição que seguem causando danos. Desta ação haverá ainda o benefício às 25 cooperativas de reciclagem de lixo que irão receber todo material recolhido.

 


Dia da Gedral é Organizado pelo Setor Cristo Sustentável do Santuário Cristo Redentor, em parceria com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), as subprefeituras do Rio de Janeiro, paróquias da Arquidiocese.

Ação ambiental começará 8 horas, com cerimônia de abertura na Praça São José, ao lado da Paróquia São José da Lagoa (Avenida Borges de Medeiros, 2735, Lagoa), com a presença do reitor do Santuário Cristo Redentor e idealizador da ação, Padre Omar, e convidados.

Toda a população pode participar

Cada pessoa pode coletar resíduos recicláveis (lixo), como garrafas PET, latas de alumínio,

papel, entre outros, que encontrar pelas ruas, praças, praias e lagoas e levar ao Ecoponto

mais próximo de onde está, das 8h ao meio-dia! Serão 90 Ecopontos espalhados pela

cidade do Rio de Janeiro para coleta de materiais a serem reciclados e reutilizados.

Os locais podem ser encontrados no site www.santuariocristoredentor.com.br/seja_ecolider e nas

mídias sociais do Santuário Cristo Redentor (@cristoredentoroficial) e do Padre Omar (@padreomaroficial).

Em cada Ecoponto haverá uma big bag onde as pessoas poderão deixar os resíduos recicláveis.

O dia termina com a iluminação do monumento ao Cristo Redentor na cor verde, às 18h. As cerimônias de abertura e encerramento serão transmitidas ao vivo pelos canais no YouTube do Cristo Redentor (youtube.com/cristoredentoroficial) e do Padre Omar (youtube.com/padreomar) e seguirão as normas internacionais contra o coronavírus (covid-19) e as regras da Vigilância Sanitária.

No dia 6 de maio, o projeto de lei nº 264/2021 incluiu o Dia Municipal de Conscientização da Limpeza Urbana e Ambiental, denominado Dia da Geral, no calendário oficial da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

“O Dia da Geral entra no calendário oficial da cidade e pretende ter a maior coleta seletiva da história. Eis um grande presente que damos ao Cristo Redentor nesse ano comemorativo”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.

Engajamento de voluntários

No Dia da Geral, 400 ecolíderes estarão a frente dos Ecopontos. Eles vão coordenar a ação em cada Ecoponto e, para isso, passaram por um treinamento virtual na última semana, ministrado pela engenheira ambiental do Santuário Cristo Redentor, Thaiane Maciel.

“O Dia da Geral será um evento que vai marcar a história do Rio de Janeiro, pois todos terão a oportunidade de entender e acompanhar de perto o trabalho dos garis, profissionais fundamentais para a sociedade. A limpeza urbana é importante para a saúde pública da cidade. A coleta de resíduos urbanos é parte do saneamento básico, imprescindível para o bem estar de todos”, explica Thaiane.

O Dia da Geral é um dos eventos que fazem parte das comemorações do aniversário de 90 Anos do Monumento ao Cristo Redentor. O nome foi escolhido devido à expressão popular “dar uma geral”, bastante utilizada pelos brasileiros para se referir à realização de uma limpeza.

Dia da Geral tem estes objetivos: 

  1. conscientizar a população e demonstrar a possibilidade do Desenvolvimento Sustentável, unindo a sociedade, o meio ambiente e a economia;
  2. reforçar a importância da Economia Circular e do uso de material reciclável já produzido, como matéria-prima;
  3. sensibilizar os participantes do evento para os níveis atuais de poluição;
  4. trabalhar em prol dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela ONU, demonstrando a importância das ações para o cumprimento da Agenda 2030;
  5. deixar um legado de educação ambiental para a história da cidade do Rio de Janeiro.

O material recolhido durante esse dia deverá ser encaminhado a 25 cooperativas de reciclagem cadastradas na Coleta Seletiva da Comlurb, de forma a promover a Economia Circular, dando o destino correto aos resíduos sólidos urbanos. Os rejeitos ou os materiais que não puderem ser reciclados, reutilizados ou compostados, deverão ser dispostos em aterro sanitário.

 

SERVIÇO:

Grande ação ambiental do Cristo Redentor por todo o Rio de Janeiro - Dia da Geral

Data: 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

Horários:

8h – Abertura na Paróquia São José da Lagoa (Avenida Borges de Medeiros, 2735, Lagoa)

18h – Encerramento no Santuário Cristo Redentor, com iluminação do monumento ao Cristo Redentor na cor verde

 

 

Fonte: Santuário do Cristo Redentor - Renato Saraiva, AI
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

DHm3g