Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Baía da Guanabara, 520 anos de beleza, luta contra poluição

Baía da Guanabara, 520 anos de beleza, luta contra poluição
14-01-2021 00:53:25 (743 acessos)
Em 18 de janeiro, a Baía da Guanabara completa 520 anos da descoberta pelos portugueses que chegaram na expedição de Gaspar de Lemos em 1501. Habitada pelos índios temiminós, também chamados tamoios, era um verdadeiro paraíso coberto pela mata virgem e a abundante fauna que emergia do mangue. Riqueza inigualável de turismo, recebe 35 rios, dominados em 81% das águas pela poluição de esgotos e lançamentos de lixo por cidadãos do mundo que visitam a cidade do Rio de Janeiro.

 


Na história da impressionante Baía do Brasil, as olutas para resistir a invasores, foram sempre a marca´. Portugueses tiveram de enfrentar franceses que se arrogaram a instalar no local, uma colônia, em 1555. os conflitos só terminaram em 1567, quando portugueses venceram a última batalha travada contra os franceses. Isso ocorreu justamente no dia 20 de janeiro, data do padroeiro São Sebastião. Daí o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, porque os fundadores inicialmente pensavam que a Baía era um rio.  

Mas a descoberta da Baía deu-se num 18 de janeiro de 1501. O nome é a tradução para "seio onde brota o mar".

Processo de degradação da Baía é antigo. Foram os navios que começaram movimentando todo tipo de despejo, numa época do século XVI, quando nunca se imaginava que o ambiente marinho e florestal, fosse tão frágil.

Mas o maior problema foi o aterramento de lagos e rios, além do movimento de navegação que tornou o Porto do Rio de Janeiro, o segundo mais movimentado no Brasil.

Para a prfeservação da beleza da Baía da Guanabara, faltou planejamento urbanístico e cuidado ambiental.Os aterros executados causaram grave deformação do ecosistema. E os problemas de deteruioração já eram denunciados nas décadas de 20 e 30. Em 2016 ganharam visão mundial, com as competições das Olimpíadas executadas sob a sujeira.

Tão volumosa era a presença de poluentes de todo tipo, desde dejetos humanos até veículos e móveis, que foi preciso colocar navios limpadores especiais. Mas os esforços só diminuiram um pouco e hoje o desafio prossegue, apesar dos R$ bilhões gastos.

Discursos de administradores públicos ecoam e4 as soluções não aparecem. Urbanização relegada a plano secundário e promessas. Destas, as últimas é de que a despoluição da Baía da Guanabara vai comepçar pelo0s municípios do entorno, na Baixada Fluminense, São Gonçalo...

Mas a Baía e o Rio de Janeiro, continuam lindos.

 

Sobre o assunto, o Museu do Amanhã, realiza um encontro do qual todos podem participar. Assunto poluição está proposto.

 

 

 

Fonte: Jornalista Moreira (Luiz Nunes Moreira)
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

tIBqH