Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) já procedeu tombamento da Gruta do Lago Azul em 1978. Segundo geólogos, essa formação ocorreu devido a um imenso desmoronamento do subsolo no local e nas proximidades. Por enquanto o Lago não foi totalmente explorado, mas calcula-se uma profunidade muito elevada.
São as estalactites que provocam a beleza do azul colorido que tanto atrai os visitantes de todo o mundo.
A Gruta do Lago Azul tem um salão principal com piso que se inclina para um lago subterrâneo com mais de 50 metros de comprimento. A entrada é circular, com cerca de 40 metros de diâmetro, que ilumina o lago com luz solar.
Entre os meses de setembro e fevereiro as águas assumem uma cor azul intensa, o que levou ao nome do lago.
Nesse local foram encontrados ossos fósseis de grandes mamíferos que habitaram a região por mais de 12.000 anos, na era do Pleistoceno. São animais como preguiças-gigantes, tatus e tigres-dentes-de-sabre.
A Gruta de Nossa Senhora Aparecida situada ao lado da Gruta do Lago Azul, não contém água e tem pouca luz natural. Tem um único salão grande com piso inclinado de 100 metros no ponto mais largo.
O salão Nossa Senhora, contém espeleotemas, alguns dos quais chamados de "anjos", já que se assemelham a humanos com asas.
A Gruta de Nossa Senhora Aparecida está fechada para visitantes por motivos de segurança.
Foto: Ministério do Turismo, Flávio André
Fonte: Agência de Notícias de Turismo - As de Comunicação
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.