Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Em Bonito, a Gruta do  Lago Azul com 600  milhões de anos

 

Destino de turismo, em Bonito, Mato Grosso do Sul, Gruta do Lago Azul com 600 milhoes de anos
12-02-2021 15:57:57 (385 acessos)
Situado a 20 quilômetros (km) do centro de Bonito, no Mato Grosso do Sul (MS) está uma joia da geologia: a Gruta do Lago Azul. Estrutura formada a 600 milhões de anos, tornou-se um encanto para todos os turistas que visitam a cidade. Mas para conhecer essa riqueza é preciso superar uma trilha que dura 10 minutos e depois ao chegar, descer a uma profundidade de 60 metros escalando mais de 300 degraus. Toda a área que circunda a atração natural, tem preservação ambiental.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) já procedeu tombamento da Gruta do Lago Azul em 1978. Segundo geólogos, essa formação ocorreu devido a um imenso desmoronamento do subsolo no local e nas proximidades. Por enquanto o Lago não foi totalmente explorado, mas calcula-se uma profunidade muito elevada. 

São as estalactites que provocam a beleza do azul colorido que tanto atrai os visitantes de todo o mundo. 

A Gruta do Lago Azul tem um salão principal com piso que se inclina para um lago subterrâneo com mais de 50 metros de comprimento. A entrada é circular, com cerca de 40 metros de diâmetro, que ilumina o lago com luz solar.

Entre os meses de setembro e fevereiro as águas assumem uma cor azul intensa, o que levou ao nome do lago.

Nesse local foram encontrados ossos fósseis de grandes mamíferos que habitaram a região por mais de 12.000 anos, na era do Pleistoceno. São animais como preguiças-gigantestatus e tigres-dentes-de-sabre.

A Gruta de Nossa Senhora Aparecida situada ao lado da Gruta do Lago Azul, não contém água e tem pouca luz natural. Tem um único salão grande com piso inclinado de 100 metros no ponto mais largo.

O salão  Nossa Senhora, contém espeleotemas, alguns dos quais chamados de "anjos", já que se assemelham a humanos com asas. 

A Gruta de Nossa Senhora Aparecida está fechada para visitantes por motivos de segurança.

 

Foto: Ministério do Turismo, Flávio André

 

 

Fonte: Agência de Notícias de Turismo - As de Comunicação
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

bYezX