Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Cirurgia de catarata pelo SUS bate recorde no Brasil: 601 mil

08-10-2020 18:35:55 (1332 acessos)
Envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida. São fatores que estão levando os brasileiros a fazer números exagerados de cirurgia de catarata. Pelos dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), os índices dobraram, passando de 302 mil em 2009 para 601 mil em 2019. Em Santa Catarina o crescimento foi de 430%, no Rio de Janeiro 320%, na Bahia 249%. A doença afeta o cristalino do olho, que vai ficando opaco, reduz a capacidade visual e se não cuidada, termina em cegueira.

 


Essas cirurgias foram amparadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas se foreem computadas as que tiveram pagamentos particulares, podem surpreender ainda mais. Apesar dessa referência oficial, houve surpresa na estatística, pois nos estados de Alagoas, do Amapá, do Ceará, do Maranhão, de Mato Grosso e Roraima, as intervenções caíram.

José Beniz Neto, presidente do CBO,  afirma que o aumento do número de cirurgias de catarata pode ser explicado pelo envelhecimento da população e também pelo aumento da expectativa de vida no Brasil.

As causas do surgimento da doença são envelhecimento do cristalino, que ocorre pelo avançar da idade. É a denominada de catarata senil. Porém também pode estar associada a alterações metabólicas que ocorrem em certas doenças sistêmicas ou oculares. 

Na operação de catarata, o médico retira o cristalino opaco e introduz uma lente intraocular que devolve a visão normal ao paciente.

“A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais realizados na oftalmologia e foi uma das técnicas cirúrgicas que mais evoluíram nas últimas décadas. Trata-se de um método microscópico de alta complexidade e muito seguro, mas que, como qualquer procedimento invasivo, não é isento de riscos”. Foi o que disse o vice-presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino.

Umbelino afirmou que a tecnologia atual e a experiência do cirurgião, reduzem significativamente os riscos, mas ressaltou que é fundamental que o paciente siga as orientações pré e pós-operatórias do médico para evitar o surgimento de complicações.

A doença

A catarata é uma doença que afeta o cristalino (a lente) do olho, deixando a visão deficiente, meio opaca, e podendo até mesmo levar à cegueira.  A doença costuma aparecer a partir dos 60 anos, em média e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é responsável por 48% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.

Alguns dos sintomas da catarata são

a visão nublada, a sensibilidade à luz

e visão noturna mais fraca. O diagnóstico

da doença é feito por um médico oftalmologista.

 

 

Fonte: CBO
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

H2yjU