Brasil já define lançamento do novo combustível, o Diesel Verde
17-09-2020 22:10:53 (72 acessos)
Diesel verde, novo combustível do Brasil, foi discutido (20200917) por 250 pessoas na ANP (Agência Nacional de Petróleo). Objetivo é definir sobre a produção e comercialização, conforme a política nacional de biocombustíveis, o RenovaBio. Está envolvida a segurança energética e mitigação das emissões dos gases do aquecimento da Terra (efeito estufa) e executar a nova política brasileira para o setor, amparada pelo Conselho Nacional de Política Energética CNPE).

A proposta da ANP, entre outros aspectos, é a adição do diesel verde ao diesel de origem fóssil, observado teor mínimo obrigatório de 12% de biodiesel, conforme estabelecido pelo CNPE.

O diesel verde é um combustível renovável para motores a combustão de ciclo diesel, produzido a partir de matérias-primas renováveis, como gorduras de origem vegetal e animal, cana-de-açúcar, álcool e biomassa. O novo biocombustível é constituído predominantemente de hidrocarbonetos parafínicos, possuindo propriedades similares ao do diesel proveniente de fontes fósseis.

A iniciativa é resultado da realização, pela ANP, de análise do impacto regulatório trazido pela inserção deste novo biocombustível no mercado brasileiro, bem como de estudos das especificações internacionais do diesel verde comercializado internacionalmente.

A proposta passou por consulta pública de 45 dias, na qual foram recebidas cerca de 250 sugestões. Os comentários recebidos na consulta e na audiência serão analisados tecnicamente pela ANP e, após avaliação jurídica e aprovação pela diretoria da Agência, a nova resolução poderá ser publicada.

Audiência pública

ANP realizou (20200917) audiência pública, por videoconferência, sobre minuta de resolução que trata da especificação do diesel verde.  Contou com público de aproximadamente 250 pessoas. Participaram o diretor da ANP Marcelo Castilho e o Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), José Mauro Coelho. Expositores foram 30, representantes de agentes econômicos, universidades, Câmara dos Deputados e outras instituições. Além disso, cerca de 90 pessoas assistiram à transmissão pelo canal da ANP no YouTube.

Marcelo Castilho, diretor da Agência, indicou a importância do debate. “Não há dúvidas sobre a relevância dessa audiência, a especificação do diesel verde, diante das políticas emanadas pelo CNPE. O momento é oportuno para a regularização da comercialização e produção do diesel verde, em especial frente à política nacional de biocombustíveis, o RenovaBio, que visa à expansão do uso de biocombustíveis na matriz energética brasileira. Isso conduzirá à segurança energética, mitigação das emissões de gases do efeito estufa e previsibilidade para a participação competitiva dos diversos biocombustíveis no mercado nacional”. Foi o que disse.

José Mauro Coelho, secretário do Comitê elogiou a inciativa na ANP, que atende a política energética nacional para biocombustíveis. Opinou que a nova política pública para o diesel verde será endereçada ao Comitê da Política Nacional de Biocombustíveis (Comitê RenovaBio), grupo interministerial sob coordenação do Ministério de Minas e Energia.

Segundo o secretário, o Comitê, que terá a primeira reunião sobre o assunto no próximo dia 30 de setembro, apresentará ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), proposta de inserção do diesel verde na matriz energética sob o prisma da política de biocombustíveis.

Saiba mais em: http://www.mme.gov.br/web/guest/todas-as-noticias/-/asset_publisher/pdAS9IcdBICN/content/comite-renovabio-apresentara-proposta-de-diretrizes-de-politica-energetica-para-o-novo-biocombustivel-denominado-diesel-verde

Veja o vídeo da transmissão da audiência pública: 
https://www.youtube.com/watch?v=sgZJVEHj3Q4)
Veja mais informações sobre a audiência: http://www.anp.gov.br/consultas-audiencias-publicas/concluidas/5666-consulta-publica-n-3-2020)

 

Fonte: ANP - Assessoria de Imprensa
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

BV2kp