Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Itajaí atende metade da população com imunizante ivermectina

24-07-2020 19:50:29 (1013 acessos)
Mais da metade da população de Itajaí, litoral de Santa Catarina, está tomando o medicamento imunizante ivermectina. mais de uma semana de distribuição gratuita, compareceram aos postos de saúde para pegar a primeira dose, nada menos que 113.848 pessoas. E já são 35.472 que compareceram para tomar a segunda dose. Programa é desenvolvido pela Prefeitura Municipal e estimulou outros municípios catarinenses a fazer o mesmo, com interesse em movimentar a economia.

 


Secretaria de Saúde de Itajaí está informando que o total de pessoas atendidas até agora soma 149.320 com a entrega de 1.201.935 comprimidos.

Para tornar a ação sanitária mais qualificada e instrumentalizar experiências futuras, profissionais da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) começam a análise dos resultados. Quando da entrega dos remédios, as pessoas preenchem um questionário que permite acompanhar os efeitos e planejar avanços.

"Decidimos utilizar a Ivermectina como tratamento precoce e profilático. Esse medicamento tem potencial de prevenir e amenizar infecções por coronavírus, além de ser um remédio seguro, que já é amplamente usado”. Palavras de Volnei Morastoni, que é médico e prefeitto de Itajaí.

Trocou enfoque, agiu com o poder de governar, num exemplo que todo o Brasil deveria seguir. Desde o início da pandemia declarada declarada em março de 2020, os administradores públicos deveriam assumir posições mesmo que desconfortáveis. No lugar de fazer o mais fácil mas cruelmente punitivo fechamento, levar a sério e popularizar conceitos de imunização. Mas o atraso cultural e administrativo ficou deo lado ruim: "fique em casa" ou "feche" sem se importar com as consequências.

Volnei, o médico foi se preocupar em mudar o estado de coisas. Além de Itajaí o exemplo começa se expandir. Prefeituras de Biguaçu e Balneário Camboriu, bem como centenas de municípios brasileiros (ainda que tardiamente), começam agir. Já distribuem ivermectina à população.

Mas há outros meios de prevenção. Lavar as mães, as solas dos calçados que chegam da rua, o rosto e o uso de máscara. São fundamentais, mas não devem ficar por toda a vida. Não há um novo modo de viver. É preciso avançar. Sabe-se que medicamentos antigos dão reasultados positivos contra infecções. Também são efetivos elementos da nutrição como verduras, legumes e principalmente frutas. Outra medida importante: cuidar de doenças pré-existentes, como diabetes e hipertensão arterial (pressão alta).

 

 

 

 

Fonte: Prefeitrua de Itajaí, Secret Saúde, Maikeli Alves
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

qe9Wd