Klabin se une ao Fundo Global para ajudar agricultores produzir biogás
Residuos da agricultura serao aproveitados para produzir biogas, com estimulo da industria Klabin
10-07-2020 19:51:53 (112 acessos)
Produzir biogás aproveitando resíduos orgânicos da agricultura é o trabalho no qual estão empenhados pequenos e médios agricultores da região central do Paraná. Para incrementar na prática, conhecimentos técnicos, a Indústria Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, fez acordo com o GEF, Global Environment Facility (Fundo Global para o Meio Ambiente). Ideia é ampliar a produção para o sul do País a partir da localidade de Telêmaco Borba, onde está a fábrica.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do país, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, e única companhia do Brasil a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, longa e fluff.

Coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o GEF Biogás Brasil tem apoio da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). No Paraná o projeto faz parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Francisco Razzolini, diretor de tecnologia industrial, inovação, sustentabilidade e projetos da Klabin, observou que o convênio está alinhado aos propósitos de sustentabilidade e inovação da empresa. “Toda a gestão da empresa está orientada para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, buscamos projetos que conversem com o crescimento integrado e responsável que trilhamos, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental”.

Joel Franzim Junior, gerente regional do Sebrae em Ponta Grossa, considera produtivo o trabalho em conjunto para a criação de modelos de negócio replicáveis para produtores de biogás. “Vamos ser exemplo para o Brasil”.

O convênio envolve ações concretas de desenvolvimento do mercado de biogás e biometano. Estão previstas avaliações técnicas, financeiras e jurídicas de projetos de biogás nas áreas de atuação da Klabin no Paraná, além da identificação de modelos de negócios viáveis e de oportunidades de investimento.

O projeto GEF Biogás Brasil também conta com as seguintes entidades diretoras: Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Itaipu Binacional, Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério do Meio Ambiente (MMA), e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

São parceiros estratégicos do empreendimento, a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Associação Brasileira do Biogás (ABiogás).

 

Fonte:
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

H3DJn