Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Em 2020, 7.700 ações na justiça do trabalho pedem verbas rescisórias

22-06-2020 20:12:34 (1094 acessos)
Das 7.700 ações que ingressaram de janeiro a maio de 2020, nas varas e tribunais do Trabalho, maior parte, 22,9% (1.500) foram para pedir cobrança de verbas rescisórias não pagas pelo empregador. Números são consequência da infecção oportunista do coronavírus que precarizou e levou à falência muitas empresas no Brasil. Pedidos também referem-se à liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com índice de 12,58%. É típico de um tempo de crise em setores da economia.

 


Empregados em setores da indústria, serviços, turismo, alimentação e comunicações foram responsáveis pela maioria das ações. 

Pela distribuição de casos, a procura pela Justiça do Trabalho foi registrada em menor número no fim de janeiro e em fevereiro, mas aumentou a partir de março, quando entraram em vigor as medidas restritivas de fechamento do comércio e da indústria em diversos municípios. 

Estados que mais registraram novas ações foram Santa Catarina (1.486), Pernambuco (1.025), Rio Grande do Sul (824), Ceará (465) e Minas Gerais (448). 

De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), a liberação do saque com restrições ao atendimento presencial, a Justiça do Trabalho está resolvendo mediante julgamentos por meio de videoconferência, com a participação dos advogados. 

 

 

Fonte: TST e Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

nEItL