Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Hospital de Oftalmologia em Campinas comemora 100 anos

27-05-2020 22:03:47 (1275 acessos)
Completa 100 anos no dia 1º de junho de 2020, o Instituto Penido Burnier, de Campinas (São Paulo). primeiro hospital oftalmológico do Hemisfério Sul que já atendeu 1,6 milhão de pacientes desde a fundação em 1920, por João Penido Burnier. Da solenidade participam, Miguel Burnier, professor na McGill University (Canada), Rubens Belfort Júnior, presidente da ANM (Academia Nacional de Medicina), José Luiz Gomes do Amaral presidente da Associação Paulista de Medicina e José Beniz presidente do CBO.

 


Médico oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do hospital, explica que por falta de alternativa diante da pandemia de covid-19, o centenário vai ser comemorado com um webinar que acontece a partir das 20 horas de 1º de junho.

Evento online abrange as principais subespecialidades da Oftalmologia em sete estudos de casos desenvolvidos pela equipe médica do hospital. A inciativa conta com apoio de duas entidades internacionais: Associação Pan-Americana de Oftalmologia (PAAO) e Conselho Internacional de Oftalmologia (ICO). As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo  https://tinyurl.com/y8pnb2z9

Covid-19 afeta a visão

Queiroz Neto afirma que a visão é o sentido que mais está sofrendo com o isolamento imposto pela pandemia. Isso porque, além de nem todos os atendimentos poderem ser feitos com precisão através da telemedicina, um levantamento realizado pelo médico com 814 participantes de 25 a 65 anos mostra que 47% só passam por consulta oftalmológica quando têm dificuldade para enxergar.

Problema é que a maioria das alterações na visão, não é percebida logo no início.  “Doenças oculares crônicas que levam à cegueira irreparável também passam despercebidas.  É por isso que muitos diabéticos já chegam aos consultórios com perda importante da visão por retinopatia diabética; e, metade dos brasileiros com glaucoma só descobrem a doença em estágio avançado”.

Pior é que diversos estudos realizados desde o anúncio da pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde), mostram que a covid-19 não afeta só o sistema respiratório. Tem efeitos sistêmicos, entre os quais distúrbios neurológicos e formação de trombos na corrente sanguínea. Nos dois casos o oftalmologista afirma que estudos em andamento apontam riscos para a saúde ocular.

Por isso, recomenda manter a periodicidade das consultas. “Hospital Penido Burnier e todas as clínicas especializadas não têm os mesmos riscos de contaminação encontrados em hospitais gerais. “Aqui seguimos rígidos protocolos de higiene, e o agendamento das consultas está sendo programado para não gerar aglomerações".

Atualização contra a pandemia

Queiroz Neto ressalta que diante dos novos riscos para a saúde ocular, nunca foi tão importante manter o intercâmbio científico para que a Oftalmologia garanta atendimento médico eficiente à população”. O combate a epidemias faz parte da história do Hospital desde 1930 quando o Penido Burnier se tornou referência pelo pioneirismo do tratamento de duas doenças oculares infecciosas comuns à época: tracoma e cisticercos.

Artigos sobre tracoma de João Penido Burnier, e sobre cisticercose de Leôncio Souza Queiroz, avô  do atual presidente do Hospital, fazem parte das primeiras publicações sobre Oftalmologia.  A mais antiga revista científica do País é a a Arquivos do IPB  que hoje soma 61 números, além de 91 fascículos publicados.

Programação de 100 anos

Na abertura, especialistas fazem homenagem ao Hospital.

Participam deste evento: Miguel Burnier, professor na McGill

University (Canada), Rubens Belfort Júnior, presidente da ANM

(Academia Nacional de Medicina), José Luiz Gomes do Amaral

presidente da Associação Paulista de Medicina e José

Beniz presidente CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia).

Os estudos de casos abordam:

  • Ultrassonografia e oncologia ocular
  • Úvea e retina
  • Glaucoma
  • Córnea
  • Plástica e órbita
  • Estrabismo e oftalmopediatria
  • Neuroftalmologia e doenças sistêmicas

 

 

Fonte: Instituto Penido Burnier - Eutrópia Turazzi
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

Fepas