Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Incêndios estão devastando florestas pelo mundo

23-08-2019 20:48:26 (1817 acessos)
Incêndios estão devastando florestas pelo mundo e emitindo fumaça que cobre várias regiões da Terra. Só em agosto há referências de fogo nos hemisférios norte e sul. Na Sibéria já foram devastados 33 mil quilômetros quadrados (km2) e a poluição abrange desde a cidade de Novosibirsk, na Rússia. Alasca e Califórnia convivem com o mesmo terror das queimadas nos EUA. A Dinamarca enviou equipes de bombeiros para a Groelândia e nas Ilhas Canárias labaredas estão descontroladas.

 


No Brasil os incêndios são comuns nesta época do ano. Agora começaram por Rondônia e avançam para os países vizinhos Paraguai, Peru e Bolívia. Mas há incêndios em pelo menos 3 estados brasileiros da região amazônica.

Preocupado o presidente Jair Bolsonaro, determinou reforço de profissionais de combate ao fogo e técnicos multiprofissionais, para acompanhar a desenvolver um diagnóstico honesto sobre o que está acontecendo. Enfatizou a propriedade do Brasil da maior floresta do mundo, a Amazônica. Mostrou ainda o potencial de riqueza mineral ali existente.

Para proteger não basta a fiscalização, mas uma ação profissional inclusive a de combate à criminalidade, com ênfase à "lei e ordem". Atividades ilegais serão combatidas, garatiu o Presidente. Lembrou a frequência de queimadas nesta época do ano. "Não estão fora da média dos últimos 15 anos" e garantiu que o Governo vai exercer o controle. Criticou o uso político desse quadro ora presente. E Bolsonaro está enviando demonstração do que é feito sobre desmatamento e preservação ambiental, para mais de uma centena de países.

"Diversos países desenvolvidos ainda não conseguiram avançar nos compromissos do clima", porém o Brasil segue adiantado no controle da degradação. Indicou que diversos governantes do G7 estão defendendo o Brasil. Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que vai ajudar o Brasil a controlar os incêndios.

É o resumo feito por María Fernanda Espinosa, presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, (190821). Falou isso pelo Twitter onde ressalta que as florestas são cruciais para enfrentar as mudanças climáticas, promover a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar.

Very concerned about #ForestFires around the globe. Forests are crucial to tackle #ClimateChange, to foster biodiversity, conservation & food security. Let‘s take care of them in our communities and beyond. Let‘s take urgent #ClimateActionNow

— UN GA President (@UN_PGA) August 21, 2019

 

Em território americano, o fim de semana teve incêndios no Alasca, marcando uma temporada de fogo considerada “excepcionalmente longa” para o estado. Na Califórnia, que sofreu a temporada de incêndios florestais com maior destruição em 2018, há indicações da possível ocorrência de um grande incêndio.

Na semana passada, a Dinamarca enviou bombeiros para a Groenlândia para combater um incêndio que se está aproximando de áreas habitadas.

Na segunda-feira (190819), um incêndio florestal nas Ilhas Canárias obrigou mais de 8 mil pessoas a fugir.

Para María Fernanda Espinosa, o mundo deve fazer mais para proteger suas florestas e tomar ações climáticas urgentes.

 

 

 

 1 Comentários para esta notícia


 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

IHzS5