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Qualidade do ensino superior do Brasil terá avaliação pelo censo 2019

01-08-2019 22:51:47 (1806 acessos)
Censo 2019 serve de base para Avaliação da Educação Superior. É usado para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores da qualidade da formação universitária. Na execução pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) a coleta de dados será aperfeiçoada. Pesquisadores, professores, gestores educacionais e demais usuários já tem disponível um questionário que ficará aberto

 


No total, o ensino superior brasileiro tem cerca de 8,3 milhões

de estudantes em cursos de graduação. Desses, 6,5 milhões

estão matriculados em cursos presenciais. A maior parte dos

estudantes está matriculada em instituições de

ensino privadas, que concentra 75,3% das matrículas.

Em relação à qualidade dos cursos, medido pelo CPC, em 2017, apenas 2,5% dos cursos avaliados nesse ano obtiveram o conceito máximo. Outros 36,3% obtiveram conceito 4. A maioria dos cursos, 52%, obteve conceito 3; 9,1% obtiveram conceito 2 e 0,4% obteve conceito 1, o menor na escala de qualidade.  

"O instrumento de coleta de dados está em processo de revisão. Por isso, o Instituto conta com a colaboração fundamental de quem utiliza ou já consultou as informações do censo, acolhendo sugestões e críticas", diz a autarquia em nota. 

O formulário da pesquisa online traz perguntas, segundo o Inep, que ajudam a conhecer melhor quem usa as informações, com qual finalidade, quais são os dados mais consultados e, ainda, o que poderia melhorar no censo. Entre outras questões, está a pergunta se houve dificuldade para entender o conceito de alguma variável do censo e se houve alguma informação que se esperava encontrar e não se identificou na base de dados. 

O Censo da Educação Superior é realizado anualmente pelo Instituto. Reúne informações sobre as instituições de ensino superior, os cursos ofertados, os professores e os alunos. O preenchimento do censo é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e para a participação das instituições em programas do Ministério da Educação, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e as bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

 

 

Fonte: MEC-INEP e Agência Brasil
 

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