Danem-se os normais

A história de Sila da Conceição, o ex-batedor de carteiras que se transformou num grande empreendedor.

De batedor de carteiras ao sucesso empresarial

Sila Conceição, 63 anos, é o assunto do livro "Danem-se os Normais", da editora Casa da Palavra (R$ 29,90). Conta a história real de um ex-batedor de carteiras que se tornou empresário de sucesso no Brasil onde possui uma companhia de taxi e tem imóveis nos EUA. Obra escrita por João Estrella de Bettencourt e Mariana Torres, será lançada em Manaus.

Sila fez muita coisa. Foi peixeiro, motorista de praça, hoje, dono de uma companhia de taxis, uma construtora, além de imóveis nos EUA. Foi uma virada de 35 anos, a desse paraense nascido no bairro da Sacramente, crescido em Acampamento, ambos em Belém. Livro narra a trajetória como menino pobre que conheceu o mundo do crime, mas que, ao voltar às origens, mudou tudo e passou a viver honestamente, tornando-se empresário de sucesso. Conceição faz questão de contar a própria história como forma de incentivar e inspirar as pessoas a mudarem de vida e reconstruí-la sob novas bases.

Nascido pobre, na periferia, vadiou pelas ruas e roubou para viver. Viu pessoas próximas morrerem, foi preso no Carandiru, viu e viveu um mundo de violência. Quando parou de roubar, tinha 29 anos. Sofreu, foi desacreditado, mas insistiu em viver honestamente. “O homem tem que se arrepender daquilo que ainda não fez, porque o que já tá feito, tá feito!”.

Sem estudo ou diplomas, Sila aprendeu com a vida a lutar pelos sonhos. Nunca pensou em desistir. Com persistência foi, aos poucos, conquiustando resultados que o estimularam a continuar investimentos. Na virada de 1979 para 1980 comprou  primeiro carro, um Fusca financiado, e foi trabalhar na praça. Projeto era ter 100 carros rodando. Perseguiu esse objetivo e foi ampliando a frota.

O livro veio pela vontade de Sila em contar a história para um número maior de pessoas. “Eu espero que esse livro tenha um resultado positivo, porque boa parte do que aprendi está nele. É uma história de vida que está sendo contada, a minha história, agora compartilhada com todos. Espero que sirva de incentivo e inspiração ao menos para uma pessoa, uma só que seja, e que ela possa optar pela mudança. Assim o livro já vai ter cumprido seu papel”.