Eddie van Halen, guitarrista da Banda van Halen
Falecimento em 6/Outubro/2020

Edward Lodewijk Van Halen, mais conhecido como Eddie Van Halen, foi um guitarrista, compositor e produtor musical norte-americano nascido nos Países Baixos, co-fundador da banda Van Halen com o irmão Alex.

Foi eleito o melhor guitarrista de todos os tempos, por uma votação promovida pela revista Guitar World, que contou com quase 500 mil votos. Foi eleito o 8º melhor guitarrista de todos tempos pela revista Rolling Stone.

Nascido em Amsterdã , Holanda, Edward é filho de Jan Van Halen e Eugenia Van Halen (née van Beers). Jan Van Halen era um clarinetista, saxofonista e pianista holandês, e Eugenia Van Halen era indonésia (eurasiana) de Rangkasbitung, na ilha de Java, na Indonésia.

O nome do meio de Eddie Van Halen, "Lodewijk", é o equivalente holandês de "Ludwig"; foi nomeado em homenagem ao compositor Ludwig Van Beethoven. (Van Halen depois continuou a tradição de nomear filhos com nomes de compositores quando nomeou o filho, Wolfgang Van Halen, em homenagem ao compositor Wolfgang Amadeus Mozart.  

Eddie descreveu o " I'm So Glad " do supergrupo Cream, no Goodbye Creamm, como "alucinante". Certa vez afirmou ter aprendido quase todos os solos de Eric Clapton na banda Cream: "... nota por nota". "Eu sempre disse que Eric Clapton era minha principal influência", disse Van Halen, "mas Jimmy Page era na verdade mais do jeito que eu sou, de maneira imprudente e largada".

Contou com o filho, Wolfgang Van Halen, como baixista do grupo Van Halen.