George Bush, ex-presidente dos EUA - Falecimento em 30 de novembro

George Herbert Walker Bush nasceu no estado de Massachusetts. Era filho do senador Prescott Bush e de Dorothy Walker Bush. Teve êxito em tudo que fez, inclusive como empresário da área petrolífera. Os filhos George, 43º presidente dos EUA, Jeff, governador da Califórmnia; imitaram o pai na política.

Para evitar confusão entre os nomes de um e outro

George, o pai era chamado assim: "George H. W. Bush",

"Bush 41", "Bush o Velho", "Bush Pai", e "George Bush, Sr." 

Muito antes de entrar na campanha dizia: "estou absolutamente seguro que serei presidente dos EUA". E tornou-se o 41.º Presidente dos Estados Unidos que governou de 1989 a 1993. Filiado ao Partido Republicano, já havia anteriormente sido o 43.º Vice-presidente dos Estados Unidos (1981–89), membro do Congresso, embaixador, diretor da CIA.

"Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu". Foi o que disse em comunicado o filho e também ex-presidente dos EUA, George W. Bush. A mãe Bárbara morrera 8 meses antes.

George H.W. Bush foi piloto de guerra durante a Segunda Guerra Mundial, congressista, embaixador na Organização das Nações Unidas (ONU), diretor da CIA (Agência Central de Inteligência), vice-presidente de Ronald Reagan entre 1981 e 1989 e pôs fim a uma carreira política de quatro décadas como presidente.

Da Casa Branca, Bush liderou o fim da Guerra Fria, a primeira guerra do Golfo e a invasão do Panamá enquanto a União Soviética se dissolvia e a Alemanha se reunificava.

Os triunfos diplomáticos e bélicos não lhe bastaram para conseguir a reeleição e, em 1993, entregou ao democrata Bill Clinton, as chaves da Casa Branca e se retirou para sua casa em Houston, no Texas, junto com a esposa.

Em 2016, nem Bush pai nem Bush filho apoiaram o candidato republicano e agora presidente, Donald Trump. Ambos teriam votado na democrata Hillary Clinton. Trump não compareceu ao funeral de Barbara Bush em abril.


 
∗  12/06/1924
†  30/novembro/2018

Seja o primeiro a comentar esta homenagem.

Comente esta homenagem 

 

JfqvYu