EVENTOS

Em www.noticiario.com.br, eventos têm atenção especial. São impressionantes formas de integração de idéias, pelo diálogo, lazer, estudos. Pode usar o nosso ambiente de contato para encaminhar o que deseja ver publicado.

WORKSHOP (OFICINA DE TRABALHO)
HORTA DO AMANHÃ NO MUSEU DO AMANHÃ
De 18/05/2019 a 18/05/2019
Horário:14:00
Local: Museu do Amanhã Rio de Janeiro

Museu do Amanhã e o Carrefour apresentam a Horta do Amanhã: um projeto que investe em sustentabilidade e convivência, ambos eixos fundamentais do Museu.

 
A horta é conexão com a exposição temporária Pratodomundo e um instrumento pedagógico para atividades de educação ambiental, reflexão sobre modos de produção e consumo e, acesso à uma alimentação saudável e de qualidade. É espaço para colaboração, troca de saberes e estímulo para o encontro. É ponto de ação no presente.
 
Em parceria com a Carpe Projetos Socioambientais, o Estúdio Nua e o Núcleo de Educação do Museu do Amanhã, a Horta do Amanhã, além de trazer vida com o plantio junto à comunidade local, também propõe oficinas mensais para formação de uma horta urbana bem como áreas de permanência, descanso e contemplação.
 
As oficinas gratuitas acontecerão no Museu do Amanhã uma vez por mês, de abril de 2019 a fevereiro de 2020, e serão abordados ao longo do projeto três macrotemas: 
 
1. Planejamento 
Falaremos sobre preparo do solo e solo como organismo vivo.
 
2. Realização
Focaremos no plantio, mapeamento e reconhecimento das espécies.
 
3. Celebração
Como colher, os usos medicinais, terapêuticos, aromáticos das espécies.
 
Cada macrotema engloba 4 oficinas. A primeira oficina de cada macrotema contará com um profissional da área convidado.  Todas as oficinas tem início com uma parte teórica e seguem com a parte prática do plantio.
 

A oficina do mês de maio será dia 18, sábado, às 14 horas, que abordará a preparação de um solo para o plantio de alimentos e diferentes formas de planejar o espaço, além de contar um poucosobre os princípios e conceitos de Agrofloresta.

Convidamos o Programa de Amigos e Vizinhos do Museu e visitantes interessados a experimentar formas de plantio urbano para estabelecer outras relações possíveis com os alimentos.

A Oficina Horta do Amanhã é uma realização do Museu do Amanhã, sob a gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Tem patrocínio do Carrefour e apoio da IBM, ambos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio de Comida Invisível e Isla Sementes e parceiros de conteúdo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Embrapa e Agência France Presse.