EVENTOS

Em www.noticiario.com.br, eventos têm atenção especial. São impressionantes formas de integração de idéias, pelo diálogo, lazer, estudos. Pode usar o nosso ambiente de contato para encaminhar o que deseja ver publicado.

EXPOSIÇÃO
PRATO DO MUNDO, COMO ALIMENTAR 10 BILHÕES
De 13/04/2019 a 27/04/2019
Horário:10:00
Local: Museu do Amanhã Rio de Janeiro

A mais nova exposição temporária do Museu do Amanhã, Pratodomundo – Comida para 10 bilhões, levanta um questionamento essencial para as próximas décadas: como alimentar, na década de 2050, uma população de 10 bilhões de pessoas com qualidade nutricional, diversidade de produção e sustentabilidade?

Enquanto grande parte da população mundial passa fome, outra parte enfrenta problemas decorrentes da obesidade. Nossa diversidade é abundante mas o modelo agrícola não é sustentável. E o crescimento demográfico e o aquecimento global são consequências de um cenário que promete se intensificar até a década de 2050.

O lado bom é que há muitas iniciativas promissoras em curso. Pratodomundo nos apresenta algumas das alternativas na busca por menos desigualdade e mais resultados positivos na preservação da nossa biodiversidade, desde projetos para o cultivo de alimentos em desertos e tundras até o desenvolvimento de sensores para otimizar o uso da água nas lavouras, passando pela popularização de vegetais comestíveis menos conhecidos.

Você é o nosso principal convidado nessa viagem por novas soluções.

Base da sobrevivência humana, a alimentação é um tópico de reflexão importante no Museu do Amanhã em exposições, eventos e debates. Em 2019, ela é um dos eixos temáticos que norteiam toda a nossa programação, ao lado de ECO4 (Ecologia + Economia + Ecosofia + Ecofolia), Acessibilidade, Humanidade na Lua e 50 anos da internet.

Em 2018, a Alimentação já começou a ganhar destaque em ações do Museu, com um dos debates do ciclo Plataforma 2018: Brasil do amanhã; a exposição Futuro comestível, inaugurada em dezembro; e o ciclo Alimentação para o Amanhã, que gerou uma lista de receitas para combater o desperdício de comida. Agora, é tema da segunda grande exposição temporária desenvolvida pela Gerência de Conteúdo. Pratodomundo vai ocupar um espaço de mais de 600 metros quadrados com interativos, videomapping, totens, telas de LED, backlight e cenografia.

Um deles é a Horta do Amanhã, realizada pelo museu em parceria com a Carpe Projetos Socioambientais e o Estúdio Nua. A horta terá espécies diversas e vai abrigar oficinas mensais de abril de 2019 a fevereiro de 2020, que vão juntar teoria e prática ao abordar temas como preparo do solo, plantio e mapeamento de espécies, além de colheita e usos medicinais e terapêuticos das plantas.