28/03/2008 (09:11)

Lente restitui a Visão Após Cirurgia de Catarata

Implante de uma lente intra-ocular que substitui o cristalino é uma nova solução para que o paciente de catarata volte enxergar.

Médico Oftalmologista Leôncio Queiróz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas (São Paulo), explica sobrea nova técnica. Há comprovações de resultados compensadores. Mas o médico ensina como prolongar a visão com qualidade.



Especialista afirma que a cirurgia acaba de dar um salto de qualidade com lentes que chegam muito próximas do cristalino natural humano. Isso porque, foram desenvolvidas a partir da tecnologia de frente de onda (wavefront), a mesma que possibilitou a personalização da cirurgia refrativa para corrigir miopia, astigmatismo e hipermetropia.











Explica que as imperfeições periféricas do sistema óptico, sofrem alterações conforme o envelhecimento da pessoa. Para reduzir as imperfeições, novas lentes são asféricas, ou seja, o grau varia gradativamente do centro até a borda. Isso garante melhor visão funcional que se refere à rapidez de leitura, percepção de contraste e capacidade de enxergar em níveis variáveis de iluminação.











Trata-se de um ganho importante porque diversos estudos demonstram que com o avanço da idade a dificuldade de enxergar com pouca luz é 4 vezes maior. Isso traz limitações no trabalho, facilita acidentes de trânsito e quedas mesmo em ambientes familiares.











Queiroz Neto diz que a nova lente corrige miopia de até 14 graus e hipermetropia de até 8 graus. É aplanada da região central para a superfície. Esta apodização tem a função de diminuir a visão de halos noturnos e de regular a entrada de luz até a retina, independente da capacidade de contração e dilatação da pupila que também se torna reduzida a partir dos 60 anos.










Segundo estudo conduzido pelo fabricante, dispensa a necessidade de óculos em 80% dos casos. Permite a boa visão de perto, meia distância e de longe que são garantidas respectivamente pela parte central, intermediária e periférica da lente.




CIRURGIA É MINIMAMENTE INVASIVA



O médico afirma que muitas pessoas prorrogam a cirurgia, o que é um erro. Isso porque a catarata madura, como popularmente é conhecida, torna o cristalino muito rígido. Assim aumenta os riscos de complicações pós-operatórias e impede o implante da nova lente.





A cirurgia é ambulatorial, feita com anestesia local (colírio) através de um ultra-som que aspira ao cristalino e injeta a lente dobrada atrás da íris.






Queiroz Neto destaca que a nova tecnologia permite menor incisão entre 1,9 a 2,2 mm o que trará resultados mais previsíveis e menor indução ao astigmatismo pós-cirúrgico. Diz que o sucesso da cirurgia é garantido por um bom pré-operatório que inclui diversos exames clínicos e a biometria de imersão que aumenta em cinco vezes a precisão do cálculo da lente a ser implantada.











A recuperação total acontece em uma semana, mas em 24 horas é possível retomar o trabalho, comenta.











SAIBA COMO

ADIAR A CATARATA



Estima-se que a catarata pode ser adiada em 10 anos. As principais recomendações para proteger o cristalino são:







1) Proteger os olhos da radiação ultravioleta emitida pelo sol com boné, chapéu ou lentes que tenham proteção comprovada.




2) Evitar o consumo excessivo de sal, tabaco e bebidas alcoólicas.




3) Adicionar à alimentação frutas e vegetais ricos em vitamina A, C e E que atuam como antioxidantes do cristalino.




4) Controlar os níveis de glicose no sangue através de exames periódicos.






Catarata é considerada uma questão de saúde pública apontada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a maior causa de cegueira evitável. Responde por metade dos casos de perda total da visão que atinge 36 milhões de pessoas no mundo. Dos 15,7 milhões de brasileiros com mais de 60 anos, 60% (9,42 milhões) são portadores da doença.


Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, a catarata resulta do envelhecimento natural dos olhos que torna opaco e rígido nosso cristalino – lente transparente dos olhos responsável pelo foco.

Fonte:Eutropia Turazzi, jornalista

11 comentários para a dica

Avatar

maria amelia

07/11/2018 às 12:00

fiz cirurgia de catarata em um olho fazem 24 dias. Tenho 72 anos.foi implantada uma lente torica para corrigir miopia e astigmatismo.sendo que sei que vou precisar de oculos para perto.eu enxergava de perto(muito perto).Acontece que apos a cirurgia quando o medico tirou o curativo passei a enxergar muito bem. Só que apos poucos dias a minha visaõ começou a diminuir principalmente a noite as vezes vejo as legendas da tv bem daí a pouco a visão fica embaçada.ao anoitecer enxergo mal.foi receitado colirio com corticóide por 40 dias .quando falo para o medico ele diz que a cirurgia foi um sucesso e que tudo isso é normal.estou com medo de operar o outro olho.

Avatar

Sandra

12/07/2017 às 20:22

Boa noite descobrir que estou com catarata só que eu tem miopia tenho 46 o médico que fui hj disse pra adiar a cirurgia e fazer um óculos pois a minha catarata está no começo e ainda sou nova me aconselhou a fazer o óculos. Qual é a sua opinião pra me ajudar. Desde já obrigada

Avatar

otavio morelli filho

01/04/2017 às 10:28

Vou fazer a cirurgia d catarata do 10 de abril será corrida amanhã miopia tenho 3grau. De miopia

Avatar

Otavio morelli filho

01/04/2017 às 10:25

Vou fazer a cirurgia de catarata pelo sus será corrido a miopia tenho 3graus de miopia

Avatar

sonia

27/02/2017 às 16:19

fiz uma cirurgia no olho direito para melhorar a visão e o médico fez a cirurgia como se eu tivesse catarata, ele implantou uma lente, mas ja faz 13 dias e eu estou com dificuldades de enxergar, no olho que foi operado so consigo enxergar para bem perto e me atrapalha quando olho para frente, é como se tivesse um embaçamento, se eu fechar o olho operado consigo enxergar nitidamente, reclamei com o médico e ele e disse que vai operar o outro olho colocando uma lente para longe. Agora estou com medo, por favor me ajudem, me arrependi profundamente de ter feito essa cirurgia, tem como remover essa lente que ele colocou?

Avatar

Alda

05/02/2017 às 01:06

Ola boa noite! Estou com algumas duvidas e querp esclatecer na questao da cirurgia de catarata que fiz, como foi pelo sus nao houve correcao de miopia.sendo q posso fazer a correcao com quantos dias? Vai mudar a vai haver esguardo de 30 dias?

Avatar

Jaqueline

28/11/2016 às 13:36

Boa tarde! Fiz cirurgia de descolamento de retina, e depois desenvolveu a catarata,apos quatro mês. tem duas semanas que fiz a cirurgia de catarata e coloquei a lente, apos o dia seguinte da cirurgia estava enxergando tudo nítido e perfeito, no segundo dia a visão já começou a fica embaçada, e desenvolveu miopia, gostaria muito de saber se isso e normal.

Avatar

Gracielle

27/09/2016 às 14:31

tenho 24anos e tenho miopia de 12,50. posso fazer a cirurgia? qual o risco que eu corro. na verdade qual a melhor opcao pro meu caso.

Avatar

Carlos Alberto Coutinho

17/08/2016 às 17:45

Tenho 50 anos e uso lentes de contato desde meus 18 anos. Tenho Miopia e Estigmatismo. Graus próximos 14. Ultimamente as lentes me incomodam muito. Consigo corrigir com cirurgia de Catarata mesmo não tendo, e tem como fazer pelo SUS antes de aparecer catarata? Obrigado

Avatar

Karina

27/06/2016 às 21:49

Boa noite. Minha sogra fez a cirurgia da catarata e correção da miopia de 14 graus. A cirurgia dos dois olhos já ocorreu há pelo menos 2 meses e até o momento não recuperou bem a visão...só consegue ver bem de perto. É normal? Obrigada

Avatar

Rosana

05/06/2016 às 19:11

Tenho 62 anos e após muitos anos de lentes de contato, fui aconselhada a suspender seu uso e operar a catarata e corrigir os 6,5° de hipermetropia. A mesma lente que corrige a catarata, corrige a hipermetropia? É melhor fazer uma sedação, do que usar um anestésico local? O que é mais conveniente?

Comente esta dica 

 

76vVBv