01/08/2017 (20:42)

Água, Veja Como Usar Racionalmente. Conselhos da SANEPAR

Usar racionalmente a água é uma tarefa que os consumidores só atentam durante os períodos de estiagem. Mas basta ter disciplina. SANEPAR ajuda: Como utilizar a água racionalmente

Um banho de 15 minutos exige 105 litros de água. Reduza o tempo para 10 minutos, e o consumo cai para 70 litros.

Cada vez que você lava as mãos com a torneira aberta o tempo todo, são gastos 7 litros de água.

Enquanto faz a barba, com a torneira aberta, um homem gasta 65 litros de água. Feche a torneira enquanto faz a barba, e só volte a usar água para enxaguar. Com a torneira fechada o consumo será inferior a um litro.

Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água, mas as pessoas que não fecham a torneira durante a escovação gastam 10 litros.

A válvula de descarga é um grande vilão no consumo de água. Sozinho o vaso sanitário pode ser responsável por 50% do que se gasta em uma residência. Nunca jogue cigarros, absorventes ou papéis no vaso, porque haverá maior consumo de água para mandar esse lixo embora.

Deixar a mangueira aberta enquanto lava o carro, nem pensar! Se você fizer isso vai gastar 360 litros. Não lave o carro. Se for imprescindível, use apenas a água de um balde pequeno.

Lavar a louça da família também exige mudança de hábito. Se continuar lavando com a torneira aberta o tempo todo, serão gastos 112 litros por pessoa. Mude o hábito. Feche a cuba da pia, encha de água. Ensaboe toda a louça e enxágüe com água limpa. Se fizer assim, você vai consumir menos de 10 litros para lavar a louça.

Procure usar a capacidade máxima da máquina de lavar

roupas. Não lave roupas todos os dias.

Espere acumular. Você vai economizar água e energia.

A água que fez o último enxágüe das roupas, no tanque ou na máquina pode perfeitamente ser usada para ensaboar tapetes, tênis e cobertores. Também serve para molhar plantas, lavar carro, pisos e calçadas.

Os vazamentos são grandes vilões. É fundamental observar se a válvula de descarga está funcionando perfeitamente, se não há manchas de umidade nas paredes e calçadas e também se todas as torneiras estão vedando adequadamente. Uma torneira que fica gotejando durante um mês representa um desperdício de 2 metros cúbicos, o suficiente para atender as necessidades de uma pessoa por 14 dias.

A sua criatividade vai lhe ensinar como fazer economia de água, usando-a sem desperdício. Vazamento em torneira Gotejando simplesmente consome 60 litros por dia ou 2m³ por mês

Vazando filete de 1mm consome 2.000 litros por dia ou 60 m³ por mês Vazando filete de 2mm consome 4.500 litros por dia ou 130 m³ por mês

Vazando filete de 6mm consome 16.500 litros por dia ou 530 m³ por mês

 

Dicas de economia:

 

Reusar e Deixar de Lavar Carros

a) Adiar as atividades que consomem água e que podem ser executadas daqui a algum tempo.

b) Usar a água do tanque, ou da máquina em que foi lavada a roupa, para limpar calçadas e pisos.

c) Não regar jardim e grama com água tratada. Reuse a água do último enxágüe do tanque ou da máquina.

d) Não lavar, por enquanto, roupas pesadas como cobertores e cortinas.

e) Não lavar o carro. f) Reduzir o tempo no banho com o chuveiro aberto.

g) Reduzir o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba.

h) Fechar a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágüe com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

i) Verificar se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna.

j) Reduzir a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

k) A água que fez o último enxágüe das roupas, no tanque ou na máquina pode ser usada para ensaboar tapetes, tênis e outras peças que necessitem ser lavadas agora.

l) Se observar vazamento de água na rua, avise a Sanepar imediatamente pelo telefone 115.

6 comentários para a dica

Avatar

Silmendes Clara Nuns dos Santos

21/05/2017 às 21:01

Eu tomo banho 1 vez por semana, e lavo o meu cabelo só na sexta pq , aí eu saio com a minha namorada

Avatar

Ana Antunyeta Silvério da Silva

21/05/2017 às 20:53

É isso ajuda, agora está na hora de por isso em prática

Avatar

stefany nallin

06/02/2015 às 08:12

boa dica pra quem não sabe

Avatar

Wilson Mattos

01/02/2014 às 20:07

Prezados Senhores, Existe um vazamento no cano da SANEPAR - Rua Tomas Morus, 89 - número ao lado 79 - número em frente 88 na Vila Santa Efigênia - Bairro da Barreirinha - CEP 82700-160 - Matrícula 0176.1528 da Sra. Helena da Silva Pereira. Por favor, atendam a referida, eis que, por causa do rompimento do cano que vem da rua, não está recebendo a água em sua residência.

Comente esta dica 

 

y2ZQ87