20/02/2006 (00:00)

Voz, Conheça Aqui Todos os Cuidados Para Manter a Boa Saúde

Quem não cuida bem das pregas vocais não é profissional. Bebida gelada, álcool, cigarro, uso indevido, impropriedades que prejudicam a voz.

Manter e praticar a boa voz é um desafio que poucos consideram no contexto social.

Mas é um privilegiado aquele que sabe conservá-la e usá-la.

Um ambiente cheio de fumaça de cigarro ou qualquer outra, é ruim para a preservação da boa voz. Também prejudica muito a ingestão de álcool e gelados.

Saudável mesmo é beber bastante água durante o dia e à noite e ficar sempre atento sobre os efeitos dessa estratégia, inclusive para todo o organismo.
Quando tudo estiver bem no organismo, a urina é transparente.

A voz que for mais estável é significado de dianteira em qualquer campanha eleitoral. Mas pode também ser sucesso pleno na luta por uma vaga no mercado de trabalho. Há quem identifique a posição social do interlocutor, pelo timbre de voz que usa.

Mais do que as impressões digitais, a voz é a identidade cabal de uma pessoa. Serve como elemento indispensável na competição do dia-a-dia.

Pela "acomodação da comunicação" os pesquisadores mostram comportamentos que comprovam a qualidade da voz e através disso, até a condição sócio-econômica de um interlocutor. Quantas vezes na minha vida me deparei com pessoas que para encobrir alguma imaginada inferioridade, procuraram se impor pela elevação dos padrões vocais não verbais!

Tecnicamente isso significa 500 ciclos ou hertz de tons de voz por segundo; o que não é diferente da palavra falada. Seria algo parecido com um "hum!!!" ou os tons emitidos por gaita de fole. A manifestação é conseguida pela infiltração de ar através da laringe.

Nas recentes eleições presidenciais brasileiras, Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, considerou-se com voz melhorada. E anunciou que foram doses de gengibre recomendadas pelo publicitário da campanha. Realmente deu para notar, mas o presidente não deixou os vícios, tais como "pa" nas frases que precisa usar o "para..."

Você quer preservar as pregas vocais e falar bem?
Então siga estes conselhos dos especialistas:

1) fazer exercícios labiais que os técnicos chamam de bico-de-peixe;
2) estalar a língua emitindo aquele som que pode ser comparado a cavalgar em trote (trote-de-cavalo);
3) usando as pregas vocais, emita um som parecido com o de uma campainha (trrreeeeinnn....)
4) aprenda a respirar com o diafragma, evitando aquela espécie de aflição ao engolir e expelir o ar pela boca e pelo nariz.

Há muitos livros que ensinam sobre a respiração, caso não possa pagar uma consulta com especialista. Os serviços públicos possuem profissionais de medicina e fisioterapia que podem ajudar.



Quando Tiver Estes
Sinais, peça Ajuda
a um Médico ou Especialista de Voz


Rouquidão, fadiga vocal, disfonias e a quebra dos sons de passagem, são sinais de que os aparelhos da voz não andam normais.

Aspectos físicos e emocionais influenciam sobremaneira no comportamento da voz. Bem assim são os costumes alimentares. É aí que aparecem os reflexos negativos da prática do tabagismo, alcoolismo, drogas em geral. Provocam inflamações no aparelho fonador.


Quem costuma comer de modo exagerado, também sofre as conseqüências causadas pelo chamado refluxo gastro-esofágico (refluxo de suco gástrico para o esôfago). No fim é a voz que acaba sofrendo.

Sono adequado, alimentação balanceada e hidratação, sustentam a qualidade dos sons emitidos pelas pregas vocais. A equilibrada situação de saúde, significa voz qualificada. Uma coisa depende da outra.

Recentemente a Sociedade Brasileira de Laringologia divulgou que todo ano são registrados 15 mil novos casos de câncer de laringe no Brasil. O quadro mais triste é que 8.000 desses afetados acabam morrendo, porque não houve prevenção e atendimento no tempo hábil.

2 comentários para a dica

Avatar

Nani simão filipe

13/06/2014 às 12:09

Em primeiro lugar agradeço pelo esclarecerem as minhas duvidas sobre a voz, dou mas força para q este site se torne mui popular obrigado!!!!!!!!!

Avatar

EUNICE CONTÃO

15/01/2014 às 18:21

Sou cantora e locutora comercial e essas dicas são excelentes.Me ajudaram de forma significante! Obrigada!

Comente esta dica 

 

ECRfl6