01/08/2017 (20:06)

Colesterol e Hipertensão, Conselhos do Médico Para o Controle

Vida moderna, agitos, comidas irresponsáveis, estresse, descuidos. Tudo pode influenciar e acabar com o pulso da vida: o coração. Mas há como evitar.

Prevenir doenças cardíacas é uma tarefa que passa necessariamente pelo controle do colesterol e da hipertensão arterial ou popularmente: pressão alta. Quem está explicando é o cardiologista paranaense, Luiz Augusto Fonseca Nigro. Aluno do ainda famoso Dr. Zerbini, sabe que as soluções para a doença cardíaca são muitas, porém atua em prevenção. É melhor. Evita dissabores.

O colesterol deve ser medido pelo menos duas vezes a cada ano, ensina Luiz Augusto. A razão desse cuidado é que o colesterol em níveis elevados, provoca o entupimento das artérias (aterosclerose) que conduzem o sangue ao sistema cardíaco. Obstruídos esses vasos e não deimpedidos a tempo, acabam provocando o chamado infarto do miocárdio.

A despeito da medicna moderna e rápida, esses episódios não raro levam à morte. A hipertensão arterial deve ser tratada por toda a vida, diz o médico brasileiro. E isso precisa ser feito mesmo que não haja sintomas específicos. Se o paciente não fizer esse acompanhamento com critério e qualidade, termina a vida com lesões graves do coração, do cérebro e do rim.

De qualquer maneira, o controle nutricional é fundamental para a boa saúde em geral. A pessoa deve conservar-se com peso ideal e praticar exercícios físicos de modo racional. Um dos elementos importantes da preservação da boa saúde cardíaca é também andar pelo menos 3 vezes durante a semana e em tempo superior a 40 minutos.

Alimentação racional é a praticada com princípios de saúde, ou seja, evitar as comidas gordurosas. Refeições em quantidade pequena mais espaçadas durante o dia (de 3 em 3 horas) e sempre baseada em verduras, frutas e legumes. Evitar o sal é tão importante quanto as gorduras.

 

LUIZ AUGUSTO OU SIMPLESMENTE DR. NIGRO, é o típico profissional de família. Formado pela equipe do famoso cirurgião EURYCLIDES DE JESUS ZERBINI, em São Paulo, hoje está aposentado.

 

1 comentário para a dica

Avatar

Francisco

01/08/2017 às 14:49

Dicas ótimas! Resumida, mas eficaz...

Comente esta dica 

 

vOnhN8