20/02/2006 (00:00)

Ronco Incomoda, Mas Pode Ser Prevenido

Embora se diga que são as mulheres sofredoras maiores dos roncadores habituais, na realidade o ronco durante o sono prejudica a todos.

mulheres podem estar perdendo até cinco horas de sono por semana por causa do ronco de seus parceiros, segundo pesquisadores britânicos.
Uma equipe de cientistas da Universidade de Surrey, na Grã-Bretanha, estão fazendo uma pesquisa sobre o problema e constataram que, embora muitas mulheres ronquem, a tendência é que os homens acordem mais as suas parceiras do que o contrário.

Perder o sono pode levar à sonolência durante o dia, potencialmente afetando o desempenho no trabalho e a capacidade de dirigir com segurança.

Especialistas em sono dizem que há tratamento para acabar com o ronco.

Para os pesquisadores, as mulheres deveriam "lutar por seu direito a uma noite inteira de sono", mesmo se seus parceiros roncam.

Mudança

O estudo é parte de uma pesquisa maior sobre como os casais regulam seu sono.

Todos os pesquisados, na faixa entre os 20 e poucos e os 50 e muitos anos, roncavam, mas nenhum deles tinham problemas ligados ao sono, como apnéia.

Em alguns dos casais pesquisados, quem ronca é a mulher, em outros, o homem.

"As mulheres se limitam a escutar ou perturbam o parceiro apenas o bastante para ele parar de roncar, mas não o bastante para acordá-lo", disse Sue Venn, do Departamento de Sociologia da Universidade de Surrey.

Algumas mulheres se mudam para outro quarto a fim de conseguir descansar.

"É parte do papel que a mulher assume, de ser a pessoa que cuida dos outros", disse Venn.

"Elas com freqüência aceitam o ronco. Mesmo quando nascem os filhos, elas continuam a fazer isso."

No entanto, segundo a pesquisadora, quando a mulher do casal ronca, os homens tendem a cutucá-las até que elas acordem e parem de roncar.

"As mulheres têm vergonha de admitir que roncam, mas é importante que elas, assim como os homens, busquem aconselhamento médico para saber se o ronco está prejudicando a saúde.

Separações

A presidente da British Sleep Society (Sociedade Britânica do Sono), Melissa Hack, disse que as mulheres geralmente tendem a ter o sono mais leve do que os homens e, por isso, não dormem bem.

"Em nossa clínica, freqüentemente temos que corrigir isso. Todo mundo merece uma boa noite de sono", disse ela.

Hack disse que roncar pode ter um efeito devastador sobre as relações e que alguns casais se separam por causa disso.

"As mulheres certamente ficam envergonhadas de falar do problema. Elas acham que roncar não é coisa que uma 'dama' faz", acrescentou.

Segundo Melissa Hack, roncar é simplesmente "uma vibração na parte de trás da garganta". Acontece à noite porque os músculos relaxam.

Roncar pode ser causado por excesso de peso, especialmente em homens. Mas também pode ser provocado por canais respiratórios muito estreitos ou a mandíbula que está colocada mais atrás do que o normal.

Hack disse, porém, que há muitas formas de prevenir o ronco.

Entre elas, reduzir o fumo e bebidas alcoólicas, adotar diferente posições para dormir e usar placas de goma dental que ajudam a manter os músculos em sua posição original.

1 comentário para a dica

Avatar

edna eliane

04/03/2014 às 07:37

Meu nome é Edna ,tenho 59 anos e não aguento mais acordar assustada com meu proprio ronco, tenho apinéia. O que devo fazer para eliminar de vez esse problema ,que me causa tanto constrangimento? Existe tratamento para esse caso, ou ate mesmo cirurgia para eliminar de vez esse problema tão constrangedor? Obrigado, aqui fica meus prestimos e agradecimento.

Comente esta dica 

 

HFc6XT