FIQUE SABENDO, FAÇA EXAMES E PREVINA CONTÁGIO DE DOENÇAS SEXUAIS
20-02-2006 00:00:00 (1648 acessos) Total de 400 mil brasileiros podem estar contaminados com o vírus HIV e não sabem. Então "Fique Sabendo". Vá ao centro de saúde e peça o exame. É uma campanha.

600 mil brasileiros são portadores do vírus HIV, causador da Aids, mas 400 mil não saibam. Por isso o Ministério da Saúde faz campanha.

Interessa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico da doença. Daí o slogan "Fique Sabendo", que vai circular na TV, rádio, jornais, revistas, estações de trem e de metrô.

Humberto Costa, ministro brasileiro da saúde, ensina que "quanto mais cedo a pessoa descobre que tem o vírus, melhor é a possibilidade de tratamento. Isso é importante principalmente para as mulheres que pretendem engravidar. Fazendo o tratamento, evitam passar o vírus para o bebê".

A meta do Ministério é aumentar em 150% o número de testes realizados anualmente no País. Hoje são feitos cerca de 1,8 milhões testes e, se a meta for alcançada, esse número passará para 4,5 milhões. "A posição do governo é ampliar as ações de prevenção. Esse ano estamos trabalhando com adolescentes nas escolas e com as mães no pré-natal para evitar novos casos".

Nos canais abertos de televisão, a campanha vai dos dias 1º a 18 de novembro. Para a televisão, foram preparados filmetes com 30 segundos de duração. São dois: um mostra algumas pessoas carregando um piano de cauda nas costas.

O instrumento significa o peso da dúvida de quem tem algum comportamento de risco e ainda não fez o teste. No final do filme, o locutor alerta: "Tire o peso da dúvida. Se transou sem camisinha, faça o teste da Aids. Ele é gratuito na rede pública e só você fica sabendo o resultado, seja qual for. Fique sabendo!". O outro filme mostra um casal, mas com a mesma idéia.

Nas rádios, serão sete tipos de propaganda, simulando a conversa de um médico que mostra a seus pacientes por que é importante realizar o teste de HIV e usar preservativo. Nos jornais e revistas, serão expostas fotos de casais com pianos nas costa, acompanhadas de frases sobre a realização do teste.

No Brasil, há 247 centros de testes e aconselhamento espalhados por todos os estados. O resultado dos exames é fornecido com todo sigilo, respeito e acompanhamento psicológico. Para ampliar ainda mais o atendimento, o Ministério da Saúde vai investir cerca de R$ 15 milhões, destinados aos estados e municípios.
 

 Não há Comentários para esta dica

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

rDhQ5