Franz Anton Beckenbauer, futebolista da Alemanha - Aniversário em  11 de setembro

Franz Anton Beckenbauer, mais conhecido como Beckenbauer nasceu em Munique, Alemanha.

 Futebolista alemão que atuava como zagueiro, líbero, volante e meio-campista.

Foi presidente do Bayern de Munique e presidente da Bayern Munique FC AG, clube com o qual tem sua história entrelaçada. Sua alcunha é der Kaiser ("O Imperador", em alemão). Com a Seleção Alemã (da então Alemanha Ocidental), foi campeão mundial como jogador (em 1974) e técnico (1990), sendo um dos três únicos a deter tal marca, ao lado do brasileiro Mário Jorge Lobo Zagallo e do francês Didier Deschamps. É também um dos 7 jogadores a terem conquistado ambas medalhas de ouro, de prata e de bronze em Copas do Mundo FIFA.

Internamente, Beckenbauer também é o símbolo da elevação de patamar do Bayern de Munique de clube modesto no país, à potência principal do futebol alemão e também a potência global. Curiosamente, na infância era torcedor do rival Munique 1860, do qual se tornou sócio vitalício em 1998, o que não o impediu de ser ao mesmo tempo presidente de honra do Bayern. Um filho seu, Stefan, jogou nos dois clubes.

Beckenbauer é considerado pela maioria dos especialistas como o maior líbero da história do futebol, tendo ganho, além da Copa do Mundo, todos os títulos internacionais possíveis que um atleta pode vencer no futebol europeu: Liga dos Campeões da UEFA, Eurocopa e Bola de Ouro. Também foi responsável direto pelo início da carreira de outra glória do futebol alemão e mundial, o goleiro Sepp Maier, amigo de infância

Seja o primeiro a comentar este aniversário.

Comente este aniversário 

 

JaH5mC