Seiji Oszawa, regente de Orquestra - Aniversário em  01 de setembro

Seiji Ozawa, em japonês 小澤 征爾 [Ozawa Seiji], nasceu em Shenyang, China

Regente de orquestra radicado no Japão, desde 2002 é o diretor musical da Ópera Estatal de Viena.

Em 1944, iniciou estudos no piano, com Noboru Toyomasu, especialmente Johann Sebastian Bach.

Após completar o ensino médio na Seijo Junior High School, Ozawa torceu seu dedo em uma partida de Rugby. Sem poder continuar a estudar piano, seu professor na escola de música Toho Gakuen, Hideo Saito, levou Ozawa a apresentar a 5ª Sinfonia de Beethoven, que foi decisiva em sua vida, passando de um pianista, a um maestro.


Após uma década de sua lesão no esporte, Ozawa ganhou seu primeiro prêmio como condutor na Competição Internacional de Maestros, em Besançon, na França. Seu sucesso levou o diretor da Orquestra Sinfônica de Boston, Charles Munch a convidá-lo para entrar no Centro de música Berkshire (atual Centro de Música Tanglewood) e lá estudou com Charles Munch e Pierre Monteux.

Em 1960, logo após sua chegada, Ozawa ganhou o Prêmio Koussevitsky por ser um notável estudante, o Prêmio Koussevitsky era a mais alta honra do Centro de Música Tanglewood. Recebeu uma bolsa de estudos para estudar com o maestro da Orquestra Filarmônica de Berlim, Herbert von Karajan. Ozawa se mudou para Berlim Ocidental.

Enquanto estudava com Karajan, atraiu a atenção do proeminente maestro americano Leonard Bernstein. Ozawa se tornou assistente de Bernstein durante as temporadas 1961–1962 e 1964–1965.

Seja o primeiro a comentar este aniversário.

Comente este aniversário 

 

OgysWY