Roger Federer, tenista - Aniversário em  08 de agosto

Roger Federer nasceu na Basileia, Suíça.

Com pouca idade revelou-se tenista e começou a ser recordista de títulos de Grand Slam com 20 conquistas. Dentre os 102 torneios ATP, também possui: seis ATP Finals (recorde), 28 ATP Masters 1000, 23 ATP 500 (recorde) e 25 ATP 250. É o jogador que ficou por mais tempo como número um mundial, tendo um total de 310 semanas compreendidas entre 2004 e 2018. Entre 2004 e 2008, passou 237 semanas consecutivas como número um mundial o que é um recorde absoluto do tênis. Venceu seu primeiro torneio ATP oficial em Milan 2001. Sua última conquista foi em 2019, o que lhe dá o recorde de maior distância entre o primeiro e o último título (18 anos). Tal longevidade permitiu que Federer ultrapassasse, assim como Jimmy Connors, os números de cem títulos e 1200 vitórias na carreira. 

É o atleta mais vezes premiado na história do Prêmio Laureus do Esporte Mundial. Fala fluentemente suíço-alemão, alemão, inglês e francês, realizando conferências de imprensa nas quatro línguas e é conhecido não só pelos seus feitos no tênis, mas também por suas iniciativas filantrópicas onde já ajudou através da sua fundação mais de um milhão de crianças na África. Em setembro de 2011, em uma pesquisa realizada na África do Sul, Roger Federer foi eleito uma das pessoas mais confiáveis e respeitadas do mundo, ao lado de Nelson Mandela. É marido de Miroslava Vavrinec, com quem teve quatro filhos: Charlene, Myla, Lenny e Leo. Iniciou sua carreira profissional em 1998 e ganhou seu primeiro Major em Wimbledon 2003, após vencer Mark Philippoussis na final. Tornou-se número um mundial pela primeira vez após vencer Juan Carlos Ferrero na semi-final do Australian Open em 2004.

Como Andre Agassi, Rafael Nadal, Novak Djokovic e Rod Laver, conquistou todos os Grand Slams após vencer Roland Garros em 2009, mas é o único a ter realizado três vezes (2004, 2006 e 2007) o fato de vencer três dos quatro torneios do Grand Slam na mesma temporada. É também, o único tenista na história a ter vencido pelo menos dois Grand Slams por quatro temporadas consecutivas entre 2004 e 2007. Durante esse mesmo período, conquistou 11 Grand Slams de 16 disputados, o que faz com que ele tenha tido um dos períodos de maior domínio na história do tênis.

É considerado por diversos tenistas, analistas esportivos e críticos do tênis como um dos melhores tenistas de todos os tempos, ou mesmo o maior atleta de sua geração. O site Tennis.com considera Roger Federer como o maior jogador masculino da era aberta e o site "Ultimate Tennis Statistics", tem o suíço como líder na lista dos maiores jogadores masculinos da era aberta. Sua popularidade no mundo do esporte é tão grande, que o mesmo é considerado por alguns como uma lenda viva no seu próprio tempo.

Seja o primeiro a comentar este aniversário.

Comente este aniversário 

 

jrg2LN