J. K. Rowling, escritora de Harry Potter - Aniversário em  31 de julho

Joanne Jo Rowling que ficou famosa como J. K. Rowling, é escritora, roteirista e produtora de cinema.

Tornou-se notória por escrever a série de livros Harry Potter. Os livros ganharam uma popularidade mundial, recebendo múltiplos prêmios e vendendo mais de 500 milhões de cópias. Tornaram-se a sérieliterária mais vendida na história. A Warner Bros. adaptou os livros para o cinema, fazendo com que os filmes entrassem na lista de filmes de maior bilheteria.

Nascida em Yate, na Inglaterra, Rowling teve a ideia de escrever a série enquanto estava num trem indo de Manchester para Londres, em 1990. Em um período de sete anos, Rowling vivenciou a morte de sua mãe, o nascimento da primeira filha, divórcio com o primeiro marido e uma crise financeira pessoal até que, em 1997, finalizou o primeiro dos 7 livros da série, Harry Potter e a pedra filosofal, o último Harry Potter e as relíquias da morte em 2007. A partir daí, Rowling já escreveu quatro livros para o público adulto, Morte súbita (2012) e, sob o pseudônimo de Robert Galbraith, oO chamado do cuco (2013), precedido por O bicho da seda (2014) e Vocação para o mal (2015).

Depois do sucesso de Harry Potter, Rowling se reergueu financeiramente e foi da pobreza a uma riqueza multimilionária em cinco anos. É a autora britânica com o maior número de vendas, chegando a mais de 238 milhões de libras em livros vendidos. Em  2016 teve a fortuna estimada em 500 milhões de libras, classificando-a como a 197ª pessoa mais rica do Reino Unido.

Em 2007, a revista Time nomeou-a como Pessoa do Ano, ressaltando a inspiração social, moral e política que ela deu aos fãs. Em outubro de 2010, Rowling foi nomeada a "Mulher Mais Influente da Grã-Bretanha" pelos principais editores de revista e, no mesmo ano, foi classificada como a 40ª pessoa mais poderosa pela revista Forbes.


Seja o primeiro a comentar este aniversário.

Comente este aniversário 

 

i5gAYq