Rei da Tailandia, Rama X - Aniversário em  28 de julho

Maha Vajiralongkorn Bodindradebayavarangkun nasceu em Bangkoke como  Rei da Tailândia é chamado Rama X desde 2016. É o segundo filho, o único do sexo masculino, do rei Bhumibol Adulyadej e a esposa Sirikit Kitiyakara.

 

Foi educado no Reino Unido e na Austrália. Casou-se em 1977 com a sua prima, a Princesa Soamsavali Kitiyakara, com quem teve uma filha, a Princesa Bajrakitiyabha. Eles se divorciaram em julho de 1993.

Divorciado, casou-se novamente em 2001 com a Senhorita Srirasmi, que foi titulada Princesa da Tailândia em junho de 2005, após ter dado à luz o Príncipe Dipangkorn Rasmijoti.

Em dezembro de 2014, o príncipe herdeiro da Tailândia divorciou-se da mulher, pondo fim ao casamento de 13 anos, depois de vários familiares desta terem sido detidos, acusados de corrupção. A princesa Srirasmi perdeu o seu estatuto (status) real.

De uma união extra-conjugal com a Senhora Yuvadhida Polpraserth, o rei tem ainda cinco filhos, considerados membros de categoria inferior da Realeza Tailandesa: Príncipe Chudhavajra; Príncipe Vajaresra; Príncipe Chakrivajra; Príncipe Vajravira e Princesa Siriwannavari Nariratana.

Em 2007 decidiu tornar major-general da Força Aérea o cão Foo Foo, um poodle que morreu em 2015 e cujas cerimônias fúnebres obrigaram a quatro dias de ritos budistas.

Em 2016, tem por companheira uma ex-assistente de bordo, Thai Suthida Vajiralongkorn. Em 2014, Suthida foi nomeada por Vajiralongkorn como comandante da sua unidade de segurança pessoal. Em 2016, foi promovida a general do Exército. Em 2019 foi declarada, oficialmente, rainha. As cerimónias de coroação realizam-se no em 4 de Maio de 2019.

Desde 2016, assume ao trono da Tailândia após a morte de seu pai, o rei Bhumibol Adulyadej, Rama IX. Seu pai foi o soberano reinante por mais tempo em todo o mundo na história atual.

Seja o primeiro a comentar este aniversário.

Comente este aniversário 

 

jNlzk4