Rainha Sônia da Noruega - Aniversário em  04 de julho

Sônia Haraldsen nasceu em Oslo, Noruega.

É esposa do rei Haroldo V e rainha consorte da Noruega desde 1991. Casal tem dois filhos: Marta Luísa e Haakon, Príncipe Herdeiro. Nascida plebeia a rainha Sônia Haraldsen é filha de Karl August Haraldsen (1889-1959) e da esposa, Dagny Ulrichsen (1898-1994).

Com a morte do rei Olavo V em 17 de janeiro de 1991, Sônia tornou-se a primeira rainha consorte da Noruega em cinqüenta e três anos e foi estilizada como Sua Majestade,a rainha. Por vontade própria, o casal foi abençoado na Catedral de Nidaros, em Trondheim, em 23 de junho daquele ano.

A 13 de Fevereiro de 2004 recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e a 26 de Maio de 2008 recebeu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

Em 2005, a rainha Sônia tornou-se a primeira rainha a visitar a Antártida. Ela estava lá para inaugurar a estação de pesquisa norueguesa Troll, na Terra da Rainha Maud. Em 2007, ela recebeu a medalha Holmenkollen, ao lado de seu marido, dos esquiadores Frode Estil e de Odd-Bjørn Hjelmeset. Eles formam o quarto time marido-esposa e dois dos onze únicos praticantes de esqui não-nórdicos que conseguiram a medalha.

Seja o primeiro a comentar este aniversário.

Comente este aniversário 

 

FAMJXY