Nicole Kidman, atriz - Aniversário em  20 de junho

Nicole Mary Kidman, natural de Honolulu, EUA.

Atriz e produtora australiana, vencedora do Oscar de Melhor Atriz e de diversos outros prêmios de prestígio.

A carreira cinematográfica de Kidman começou em 1983. Atuou em várias produções de cinema e televisão da Austrália até a descoberta em 1989 no suspense Dead Calm. Na sequência de vários filmes no início da década de 1990, ganhou reconhecimento internacional pelas performances em Days of Thunder (1990), Far and Away (1992) e Batman Forever (1995). Seguiram-se outros filmes de sucesso na década de 1990.

Atuação no musical Moulin Rouge! (2001) fez com que ganhasse o segundo Globo de Ouro e a primeira indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz. Desempenho como Virginia Woolf em The Hours (2002) foi aclamado pela crítica e Kidman ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 2003.

Outros filmes notáveis ​​da carreira de Kidman incluem To Die For (1995), Eyes Wide Shut (1999), The Others (2001), Cold Mountain (2003), The Interpreter (2005), The Golden Compass (2007) e Australia (2008). Sua performance em Rabbit Hole (2010) (que também produziu) fez com que fosse novamente indicada para o Oscar de Melhor Atriz. Em 2012, obteve a primeira indicação ao Prémios Emmy do Primetime de Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme por seu papel em Hemingway & Gellhorn. Em 2017, recebeu sua quarta indicação ao Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante pela sua atuação como Sue Brierley no aclamado drama biográfico Lion.

Também em 2017, retornou à televisão com a série Big Little Lies da HBO, onde atuou e produziu. Desempenho como Celeste Wright, uma vítima de violência doméstica, foi aclamado pela crítica e Kidman ganhou dois Prémios Emmy do Primetime, um na categoria de Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme e outro como produtora na categoria de Melhor Minissérie, além do Globo de Ouro de melhor atriz em minissérie ou filme para televisão.

Kidman tem sido uma Embaixadora da Boa Vontade do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para Educação e Infância) desde 1994 e para UNIFEM desde 2006.

Em 2006, Kidman recebeu a Ordem da Austrália, e também foi a atriz mais bem paga na indústria do cinema. Como resultado de ter nascido de pais australianos, no Havaí, Kidman tem dupla cidadania, na Austrália e nos Estados Unidos.

Kidman é fundadora e dona da produtora Blossom Films.

Seja o primeiro a comentar este aniversário.

Comente este aniversário 

 

rnxzxl