Berta Loran, atriz - Aniversário em  23 de março

Berta Loran, nome artístico de Basza Ajs nasceu em Varsóvia. Atriz e comediante polonesa, de ascendência judaica, é naturalizada brasileira.

Na televisão, um de seus personagens mais conhecidos é a portuguesa Manuela D Além Mar, da Escolinha do Professor Raimundo

Nascida em Varsóvia, na Polônia, foi registrada como Basza Ajs. Em 1937, aos sete anos, Berta mudou-se com os pais e os cinco irmãos para o Brasil, fugindo do nazismo na Europa. Ao chegar, a família instalou-se em um sobrado na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro.

Ao ingressar no teatro, por incentivo do pai, um judeu chamado José Ajs, que era ator e alfaiate, no início da década de 1940, passou a adotar o nome artístico de Berta Loran. Em 1946, Berta casou-se com Suchar Handfuss, ator judeu radicado em Buenos Aires. Quando se casaram, ela tinha 20 anos e ele, 51. Foram juntos para Buenos Aires, onde moraram durante dois anos.

Também moraram sete anos em Portugal, onde Berta fez muito sucesso como atriz. Retornou ao Brasil no início da década de 1950 e separou-se de Suchar em 1957. Em entrevistas revelou que não amava o primeiro marido, e que apenas se casou com ele para sair de casa e conquistar sua independência.

Revelou ter engravidado do marido duas vezes, mas devido ao fato de não gostar dele, aliado as dificuldades financeiras que passavam e a vontade de alavancar sua carreira, optou por fazer dois abortos. Aos 37 anos, após alguns anos solteira e mantendo relacionamentos esporádicos com alguns artistas, a atriz casou-se novamente com um paulistano chamado Júlio Marcos Jacoba.

Ele era um comerciante de ascendência polonesa, que a atriz conheceu através de sua irmã. Berta tentou engravidar dele e fez diversos tratamentos, mas não conseguiu êxito. A atriz foi acometida por uma infecção uterina, e teve de realizar uma histerectomia em 1966. O casal separou-se em 1988. De 1990 a 2016 foi casada com o cantor Paulo de Carvalho, e desde 2017 está em seu quarto casamento com o ator Claudionor Vergueiro.

“Nasci na Rua Mila, 53, onde se formaria o Gueto de Varsóvia. Dividi um quarto com 14 parentes, entre pai, mãe, irmãos, avós,  tios e dois funcionários a trabalhar na alfaiataria em troca de comida. Meu pai dormia num sofá com as molas todas de fora. Alimento barato era batata e repolho. Minha mãe fazia uma sopa com muito alho e cebola e à noite era uma peidaria daquelas. Eu ria".

Seja o primeiro a comentar este aniversário.

Comente este aniversário 

 

hHYFFy