Marcos Pontes, astronauta e Ministro da Ciência e Tecnologia - Aniversário em  11 de março

Marcos Cesar Pontes nasceu em Bauru, São Paulo. Tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva, engenheiro, astronauta e político filiado ao Partido Social Liberal (PSL).

Em outubro de 2018 foi eleito segundo suplente de senador na chapa encabeçada por Major Olímpio. Atualmente, é Ministro da Ciência e Tecnologia do Governo Jair Bolsonaro.

Foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 2006.

Em 30 de março de 2006 partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril, a bordo da nave Soyuz TMA-7.

De 2011 a 2018, atuou como embaixador da Organização da ONU para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). Em 31 de outubro de 2018, Marcos Pontes aceitou um convite do presidente Jair Bolsonaro para ser ministro da Ciência e Tecnologia em seu eventual governo

Seja o primeiro a comentar este aniversário.

Comente este aniversário 

 

qz2xja