Josep Carreras, tenor espanhol - Aniversário em  05 de dezembro

Josep Carreras  é natural de Barcelona, Espanha e conhecido como José Carreras.  tTnor lírico espanhol ficou conhecido pelas performances em óperas de Giuseppe Verdi e Giacomo Puccini. Com apenas 11 anios, estreiou na operática, como Trujamán. Durante toda a a carreira, cantou mais de 60 papéis diferentes nas maiores e melhores casas de óperas do mundo.

Ficou famoso como um dos célebres "três tenores", juntamente com Plácido Domingo e Luciano Pavarotti. Também é conhecido por ações humanitárias como presidente da Fundação Internacional de Leucemia José Carreras (La Fundaciò Internacional Josep Carreras per a la Lluita contra la Leucèmia), que foi criada após ter sido vítima da doença, em 1988.

Sempre trabalhou com os melhores regentes entre os quais, Herbert von Karajan, Claudio Abbado, Riccardo Muti, James Levine, Carlo Maria Giulini, Leonard Bernstein, Jesus López-Cobos, Zubin Mehta.

A par das atividades operáticas, vem apresentando recitais no Carnegie Hall, Avery Fisher Hall, Royal Festival Hall, Barbican, Royal Albert Hall, Salle Pleyel, Musikverein, Kozenzerthaus de Viena, Philarmonie de Berlin, NHK Hall de Tóquio, Grosses Festspielhaus de Salzburg, Palau de la Música de Barcelona, Teatro Real de Madrid, Academia Santa Cecília de Roma.

Em 1990, o primeiro concerto de Os Três Tenores ocorreu, na Termas de Caracala, em Roma, marcando o fim do Campeonato do Mundo de futebol de 1990. Foi realizada, originalmente, para arrecadar fundos para a fundação de leucemia de Carreras. Cantou ao lado dos dois amigos, Plácido Domingo e Luciano Pavarotti, que também deram as boas-vindas ao "pequeno irmão". Este concerto foi um sucesso mundial, trazendo mais fama ao tenor. É estimado em um bilhão de pessoas que assistiram, por televisão, ao concerto do trio, em 1994, em Los Angeles. Em 1999, o CD do primeiro concerto dos Três Tenores foi um sucesso, com 13 milhões de cópias vendidas, fazendo deste, o álbum clássico mais vendido do mundo

Seja o primeiro a comentar este aniversário.

Comente este aniversário 

 

jWnSmu