Robert Dean Silva Burnquist ou Bob Burnsquist, skatista - Aniversário em  10 de outubro

Robert Dean Silva Burnquist é natural do Rio de Janeiro, com cidadania americana. Ganhador de 30 medalhas NO X Games, revelou-se o maior medalhista da história dos jogos.

Filho de mãe brasileira e pai americano, originário da Califórnia, Bob foi criado em São Paulo. Na infância, recusou medalha quando o time de futebol do qual era goleiro reserva, ganhou um campeonato. Bob não tinha contribuído para a vitória. Em entrevista à revista Trip, disse mais tarde que "Nada contra esporte coletivo, mas ali eu vi que precisava de um que dependesse de mim. Se eu perdesse, era culpa minha; se eu ganhasse, o mérito era só meu".

Bob Burnquist ganhou o primeiro skate aos 11 anos e estreou em competições aos 13 anos. Revolucionou o mundo do skate, "inventando" um jeito novo de andar com as bases dos pés trocadas, chamado de switch. Assim, se o skatista anda com o pé direito, invertia o pé e andava com o esquerdo.

Ganhou primeiro lugar nos X Games de 2001, quando realizou um número importante de novas manobras, batendo o skatista americano Bucky Lasek. Habilidoso em todas as modalidades, Bob tem mais destaque principalmente no Vert e MegaRamp. Foi o primeiro skatista a conseguir fazer a manobra fakie (Switch com a base nollie) 900º na Megarrampa.

Bob é personagem de jogos eletrônicos como Playstation e Game Boy. Foi o primeiro skatista a conseguir fazer a manobra fakie (Switch com a base nollie) 900º na Megarrampa, manobra que até agora só ele concretizou. É octacampeão da Megarrampa.

Vive desde 1995 nos Estados Unidos, em San Diego, na Califórnia. Tem uma filha chamada Lotus com a americana Jen O Brien, e foi casado com Verônica Nachard. Bob tem mais uma filha chamada Jasmyn, fruto de um relacionamento no Brasil.

Atualmente Bob é casado com a carioca Vivi Zanini.

Seja o primeiro a comentar este aniversário.

Comente este aniversário 

 

uhAjxL