Vladimir Putin, presidente da Rússia - Aniversário em  07 de outubro

Um dos mais influentes homens do mundo, Vladimir Vladimirovitch Putin nasceu em Leningrado, Rússia. Foi agente da KGB no departamento exterior e chefe dos serviços secretos soviético e russo, KGB e FSB, respectivamente. Putin exerceu a presidência entre 2000 e 2008, além de ter sido primeiro-ministro em duas oportunidades, a primeira entre 1999 e 2000, e a segunda entre 2008 e 2012.

 

Putin tem governado a Rússia desde a renúncia de Boris Iéltsin, em 1999. Teve o primeiro governo marcado por profundas reformas políticas e econômicas, pelo estadismo, por novas tensões com os Estados Unidos e Europa Ocidental, pela rigidez com os rebeldes chechenos e pelo resgate do nacionalismo russo, atitudes que lembram em parte o regime soviético e o czarismo.

 

Entre os eventos mais notáveis do governo, estão o decreto que permite a indicação dos governadores dos distritos russos pelo próprio presidente, a restauração do controle russo sobre a república separatista da Chechênia, os assassinatos não esclarecidos de opositores políticos Anna Politkovskaia e Alexander Litvinenko, o fim do colapso econômico russo, a estatização de setores estratégicos que até então estavam nas mãos dos oligarcas russos e as consequentes prisões de muitos deles e vários desacordos diplomáticos com a OTAN, sendo os mais memoráveis a discussão quanto ao estabelecimento de mísseis no Leste Europeu. Isso levou Putin a criticar publicamente a política internacional norte-americana, e o apoio russo aos separatistas na Ucrânia, após este país ter se alinhado à Aliança Atlântica

Seja o primeiro a comentar este aniversário.

Comente este aniversário 

 

232QrZ