Fafá de Belém, Maria de Fátima Palha de Figueiredo - Aniversário em  09 de agosto

Fafá nasceu em Belém (Pará) e adotou a cidade para a carreira artística. Foi ali mesmo no Teatro da Paz, que estreiou em 1973, encenando peça que satirizava o comportamento dos paraenses e brasileiros. 

É cantora, compositora e atriz brasileira, que ganhou reconhecimento nacional quando, em 1975, a música "Filho da Bahia", que cantou, foi introduzida na trilha sonora da telenovela Gabriela.

Em 19 de outubro de 2011 foi condecorada com a Medalha de Mérito Turístico de Portugal. Cerimônia foi no Palácio São Clemente, Zona Sul do Rio de Janeiro, entregue pela Secretária de Estado do Turismo de Portugal, Cecília Meireles, em representação do Ministro da Economia e do Emprego de Portugal e pelo cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Antonio de Almeida Lima

 

Filha do advogado e bancário Joaquim de Figueiredo (Seu Fefê) - falecido em 1997 - e de Eneida Palha, filha de uma família de políticos da região , Fafá pertencia a uma família de classe média-alta da capital paraense e desde a infância destacava-se nas reuniões familiares com a voz afinada. Na adolescência já gostava de música e, em parceria com amigos, fez alguns espetáculos em bares e casas noturnas, fugindo de casa para realizar tal fato.

Em 1973 conheceu o baiano Roberto Santana, produtor do grupo Quinteto Violado e musical da Polygram, que a aconselhou a investir na carreira fonográfica. Incentivada por este, apresentou-se em alguns lugares como Rio de Janeiro, Salvador e em Belém (informações de Wikipedia).

Seja o primeiro a comentar este aniversário.

Comente este aniversário 

 

JyoFtz