Pelé - Edson Arantes do Nascimento - Aniversário em  23 de outubro

Pelé, o atleta do século, rei do futebol e campeão do mundo com a Seleção Brasileira de Futebol. Hoje é empresário.

Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé nasceu em Três Corações, Minas Gerais.

É jogador de fute4bol brasileiro que atuava como atacante, considerado por muitos o maior futebolista da história mundial.

Descoberto por Waldemar de Brito, começou sua carreira no Santos aos 15 anos, entrou na Seleção Brasileira aos 16 e venceu sua primeira Copa do Mundo aos 17. Apesar das numerosas ofertas de clubes europeus, as condições econômicas e as regulações do futebol brasileiro da época beneficiaram o Santos, permitindo-lhes manter Pelé por quase duas décadas no clube até 1974. Com o atleta no elenco, o Santos atingiu seu auge nos anos de 1962 e 1963, em que conquistou os torneios intercontinentais.

Em 1975 transferiu-se para o New York Cosmos, onde encerrou sua carreira após dois anos nos Estados Unidos. Sua técnica e capacidade atlética natural foram universalmente elogiadas e durante sua carreira, ficou famoso por sua excelente habilidade de drible e passe, ritmo, chute preciso, habilidade de cabecear, e artilharia prolífica. É o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira e o único futebolista a ter feito parte de três equipes campeãs de Copa do Mundo.

Em novembro de 2007, a FIFA anunciou a premiação com a medalha da Copa de 1962 (a qual, devido a uma contusão na segunda partida, teve apenas o primeiro jogo disputado por ele), no qual o jogador Mané Garrincha o substituiu, retroativamente, fazendo dele o único futebolista do mundo a ter três medalhas de Copa do Mundo.

Desde sua aposentadoria em 1977, Pelé tornou-se embaixador mundial do futebol, também tendo passagens pelas artes cênicas e empreendimentos comerciais. É atualmente o Presidente Honorário do New York Cosmos. Pelé é também o único brasileiro (e um dos raros estrangeiros) a receber uma honraria do Reino Unido pelas mãos da Rainha Isabel II no Palácio de Buckingham. Foi condecorado como Cavaleiro Comandante da Mais Excelente Ordem do Império Britânico por promover o futebol e popularizá-lo no mundo.

Em 1999, foi eleito o Futebolista do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS, na sua sigla em inglês). No mesmo ano, a revista francesa France Football consultou os ex-vencedores do Ballon D Oro elegê-lo o Futebolista do Século em primeiro. Em sua carreira, no total, marcou 1281 gols em 1363 partidas, número que fez dele o maior artilheiro da história do futebol. Porém nem todos reconhecem esse número devido a muitos gols terem ocorrido em jogos festivos e partidas não oficiais. Segundo a revista El Gráfico, o número oficial é creditado como 757 gols em 812 jogos. Apesar disso, Pelé recebeu dois certificados oficiais do Guinness World Records em 2013, sendo reconhecido pelo livro como o maior artilheiro da história do futebol e o único jogador a ganhar 3 copas do mundo.

No Brasil, Pelé é saudado como um herói nacional por suas realizações e contribuições ao futebol. Também é conhecido pelo seu apoio a políticas para melhorar as condições sociais dos pobres, tendo inclusive dedicado seu milésimo gol às crianças pobres brasileiras. Durante sua carreira, foi chamado de Rei do Futebol, Rei Pelé, ou simplesmente Rei. Recebeu o título de Atleta do Século de todos os esportes em 15 de maio de 1981, eleito pelo jornal francês L Equipe. No fim de 1999, o Comitê Olímpico Internacional, após uma votação internacional entre todos os Comitês Olímpicos Nacionais associados, elegeu Pelé o "Atleta do Século" e em 2016, pelas mãos do então presidente Thomas Bach, o condecorou com a Ordem Olímpica, a mais alta condecoração oferecida pelo COI. A FIFA também o elegeu, em 2000, numa votação feita por renomados ex-atletas e ex-treinadores como O Jogador de Futebol do Século XX.

Em janeiro de 1995 foi nomeado ministro do esporte no governo Fernando Henrique Cardoso.

Seja o primeiro a comentar este aniversário.

Comente este aniversário 

 

3aaE1S