Oscar Schmidt, jogador de basquete
Aniversariante de 16/Fevereiro

Oscar Daniel Bezerra Schmidt nasceu em Natal, Rio Grande do Norte. Tornou-se um dos maiores jogadores de basquetebol de todos os tempos, apesar de nunca ter atuado na NBA, a principal liga dos EUA e do mundo.

Com 2,05 m de altura, Oscar é o maior pontuador da história do basquete, com 49.737 pontos e está com o nome na calçada da fama dos jogadores norte-americanos. Este recorde é extraoficial, pois não havia súmulas de todos os jogos de Oscar no Brasil. Rendimento em equipes como Sírio e Palmeiras foram calculados através de estudos do jogador com o próprio biógrafo, o jornalista e escritor Odir Cunha, autor do livro Oscar Schmidt, a história do maior ídolo do basquete brasileiro, lançado em 1996.

Sempre usou o 14 como número da sorte, tanto que o usou em 1987. Mas em 1990 na FIBA usou o número 6.

Oscar foi nomeado um dos 50 Maiores Jogadores de Basquete da FIBA em 1991. Em agosto de 2010 foi incluído no Hall da Fama da FIBA, em reconhecimento ao que jogou em competições internacionais.

Em 8 de Setembro de 2013 Oscar Schmidt entrou para o Hall da Fama de basquete dos EUA "Basketball Hall of Fame"

Tentou uma carreira política através do antigo Partido Progressista Brasileiro (PPB) - atual Partido Progressista (PP), candidatando-se a senador pelo estado de São Paulo em 1998. Perdeu para o então senador Eduardo Suplicy (PT), encerrando a curta passagem pela política.

Oscar atualmente se dedica à condução do recém criado campeonato Novo Basquete Brasil, em contraposição ao campeonato organizado pela CBB e também participa do programa esportivo Esporte Fantástico, da Rede Record de televisão.

 
 
 

 Não há Comentários para este aniversário

Comente a matéria:

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

NbB67